A FASP – através de seu diretor do Departamento de Kart Luiz Marcello Santos – divulgou nestes últimos dias de 2012 o regulamento técnico e desportivo de mais uma edição do Campeonato Paulista.
Com cinco etapas duplas e nova pontuação, o Paulista 2013 começará no final de janeiro, junto com a 9ª edição do Super Kart Brasil, no tradicional Interlagos. E algumas novidades estão sendo divulgadas, tanto na área desportiva como na área técnica.
Na pista, a bandeira amarela, que no Paulista significava apenas “atenção”, passa a proibir ultrapassagens, como determina o RNK. O Parque Fechado passará a ter moldes europeus e ninguém, a não ser o piloto, terá acesso a ele, a não ser quando a área técnica chamar o mecânico ou preparador.
Será obrigatório também o uso do número na lateral e os organizadores passarão a fornecer câmera “on board” para todos os karts. Por fim, caso exceda o número limite de karts na pista, será utilizado o sistema de classificatórias, como nas provas CIK/FIA.
Já na área técnica, a grande novidade fica por conta da liberação dos chassis CIK/FIA na Graduados e na Shifter e os pneus amarelos para a Sprinter e verdes para a Graduados. Quanto a motores, a Júnior Menor poderá utilizar apenas os homologados 2013. Já as demais categorias poderão usar motores com homologação 2010/2012, mas com flange e curva de escapamento e carburador e flange com homologação 2013.
Outras novidades podem ser verificadas no regulamento da competição, já disponível para download no Kart Motor.