O paulista Ricardo Sargo (Engebrás Compressores / JP Salva / MotorBiz), que recentemente completou 17 anos, sagrou-se bicampeão da Copa Engebrás de Marcas e Pilotos, o Campeonato Paulista da modalidade.
As duas rodadas duplas finais do certame aconteceram neste final de semana em Curitiba (PR), uma vez que o Autódromo de Interlagos está fechado em função dos preparativos para a Fórmula 1.
Sargo foi para a pista com uma boa vantagem de pontos em relação aos adversários, mas sem referências de acerto do carro, já que a equipe em que compete não participou da etapa extra-campeonato realizada em outubro, ao contrário dos concorrentes diretos.
Com um intenso trabalho preparatório no carro do piloto, a Alpie Competições chegou a um bom acerto, embora longe do ideal. “Em São Paulo eu consigo andar muito próximo aos carros da categoria Super, mas aqui estou mais de 1 segundo atrás”, lamentou o piloto, que complementou. “Vou correr pelo campeonato, não preciso ganhar, apenas conseguir bons resultados”.
Mesmo não esperando vitórias, Sargo venceu a primeira das quatro baterias, realizada na manhã de sábado (19) e aproximou-se do título. Na segunda, teve um problema na suspensão do carro e rodou, abandonando a prova quando liderava com folga.
Na manhã de domingo (20), a simples permanência do piloto na pista até o final da prova já garantiria o título, mas Sargo venceu novamente e conquistou o campeonato com uma prova de antecipação.
Com a entrada tardia do piloto no certame em 2011 – ele não participou das duas primeiras etapas – e a decisão da equipe em não correr a prova final, Sargo disputou um total de 17 provas nesse ano, atingindo a respeitável marca de 9 vitórias.
O título da categoria Light, conquistado neste domingo, deu a Ricardo Sargo o status de Bicampeão Paulista da modalidade. Em 2010, ano de estreia no automobilismo, o piloto foi campeão do certame pela categoria Novatos.
“Estou muito feliz com mais este título. Só tenho a agradecer a Deus, à minha equipe, a Alpie, que foi fantástica, à minha família e à minha assessoria, a MotorBiz. Sem eles todos eu não conseguiria chegar até aqui”, disse Sargo.
Projetos para 2012 já começaram neste ano
O desempenho de Sargo no campeonato regional paulista levou à decisão de iniciar a carreira em competições nacionais em 2012. E já em 2011 o piloto fez as primeiras provas no Trofeo Linea, nas etapas de São Paulo e Curitiba. O melhor resultado foi em São Paulo, onde o piloto terminou entre os 10 melhores, o que é excelente para um estreante.
Em 2012 o planejamento de carreira do piloto continua voltado para a categoria, que compõe, junto com a Fórmula Futuro e duas categorias de motovelocidade, o Racing Festival, evento organizado e promovido pelas famílias Massa e Romagnolli.
“Não está descartada a sequencia de minha carreira em outra categoria, e nem mesmo a participação no Paulista de Marcas pela categoria principal, a Super. Mas o objetivo principal é fazer a temporada completa no Linea, para eu me adaptar melhor ao carro, aos pneus slick, conhecer outras pistas, etc”, afirmou Sargo.