“O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos é uma grande escola. Fui formado nela, só tenho a agradecer e desejar sucesso.” Com essas palavras o jovem Ricardo Sargo, piloto de apenas 17 anos de idade e bicampeão do certame, despede-se do Paulista de Marcas e Pilotos.
Vice-líder, Sargo tinha todas as chances de lutar por mais um título, o terceiro consecutivo, desta vez na classe Super, a principal do campeonato – ele já havia vencido em 2010 pela Novato e em 2011 pela Light. Entretanto, as oportunidades de competir em certames nacionais, que vêm sendo exploradas desde o ano passado quando estreou no Trofeo Linea, tomaram proporções importantes, e mudanças de planos tiveram que ser adotadas.
“Eu esperava fazer todo o Campeonato Paulista e lutar pelo título, mas o momento exige que eu tenha foco. Estamos trabalhando para correr na Copa Fiat e também no Brasileiro de Marcas, então será melhor abandonar o regional”, explicou Sargo.
O anúncio acontece às vésperas da quinta etapa do certame paulista, exatamente quando um problema interno ameaça a realização das provas. Sargo, entretanto, é veemente em afirmar que não aderiu a um boicote que está sendo promovido por alguns pilotos, insatisfeitos com a segurança na categoria.
“A nossa decisão não tem nada a ver com isso, afinal não seria muito interessante aderir a um boicote quando busco tirar a diferença para o líder do campeonato”, disse o piloto, e complementou. “O nosso foco mudou, passou aos campeonatos nacionais, e só isso interessa agora. Precisamos de todos os nossos esforços nessa nova fase da minha carreira”.
Após a frustração na estreia com o Chevrolet Cruze da equipe J.Star na Copa Petrobras de Marcas, quando problemas mecânicos impediram que o piloto largasse, Sargo prepara-se para a primeira etapa da Copa Fiat, nova designação do Trofeo Linea. Pela equipe GF Sports, o piloto fará a abertura do campeonato no dia 3 de junho em Londrina (PR), onde competirá pela primeira vez. Se as negociações forem concluídas, na semana seguinte voltará ao volante do Cruze para a disputa da segunda etapa da Copa Petrobrás de Marcas, em Brasília (DF).