Optar por uma carreira no turismo, quando ainda jovem, não é nada comum em nosso automobilismo. Em geral os pilotos que saem do kartismo optam, num primeiro momento, pelas categorias de fórmula, e chegam ao turismo quando já estão mais velhos.
Mas para Ricardo Sargo (Engebrás Compressores) o caminho foi diferente. O piloto optou pelas categorias de turismo assim que saiu do kartismo, há pouco mais de dois anos, quando tinha apenas 15 de idade. “Sempre gostei de carros de turismo, e sabia que esse seria meu caminho. Sou muito feliz com essa opção, e tenho uma carreira pela frente”, afirma o piloto.
Sargo é bicampeão do Paulista de Marcas e Pilotos. Os títulos foram pelas classes Novato e Light (2010 e 2011), e neste ano o piloto disputa o certame pela classe Super, a principal da competição. Seguindo as metas traçadas para a carreira, já em 2011 o piloto estreou em uma categoria nacional, o Trofeo Linea, onde surpreendeu conquistando um excelente 10º lugar na prova de São Paulo.
No último final de semana mais um passo foi dado na carreira do piloto, que participou da etapa de abertura da Copa Petrobrás de Marcas, o campeonato brasileiro da modalidade. Sargo não correu. A quebra das duas juntas homocinéticas, ainda no warm-up que antecedeu a primeira prova, tirou o paulista da competição. A equipe J. Star trabalhou duro, mas não foi possível reparar o Chevrolet Cruze nem para a segunda bateria, realizada duas horas mais tarde.
Restaram da experiência os elogios da equipe e os resultados dos treinos, onde Sargo marcou o oitavo tempo em uma sessão livre e o 13º no classificatório, mesmo sem conhecer o carro, superando pilotos bem mais experientes. “Estou feliz com o resultado. Ele [Sargo] tem tudo para crescer no campeonato”, afirmou Celso Jordão, chefe da equipe, após os treinos.
Enquanto Sargo estava concentrado nos trabalhos relativos ao Brasileiro de Marcas, o gaúcho Fabiano Cardoso o substituía na condução do Celta de número 81 no Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos. Cardoso teve problemas no motor e acabou largando dos boxes na primeira bateria, mas em excepcional performance, superou 37 concorrentes e venceu na classe Super.
Mais tarde, Sargo assumiria o volante do mesmo carro para disputar a segunda prova, onde chegou em quarto. “O Fabiano foi fantástico, fez uma corrida espetacular e venceu, somando pontos importantíssimos. Infelizmente eu não consegui repetir o resultado da primeira prova. Foi um dia difícil para mim, muito tenso e cansativo, e confesso que não consegui dar o melhor de mim depois de tudo o que aconteceu”, lamentou, sem esconder a decepção por não competir na Copa Petrobrás.
O resultado no Paulista de Marcas não só manteve Sargo na vice-liderança, como aproximou-o do líder, o mineiro Wanderson Freitas, na tabela de pontuações. A diferença, que já foi de 47 pontos, caiu para 39. “O Wanderson é um grande piloto e tem um equipamento muito bom, vai ser difícil alcançá-lo, mas vamos trabalhar muito para isso”, disse Sargo, e complementou: “Sobre a Copa Petrobrás, a próxima etapa será em Brasília, e estamos acertando com a equipe para estar lá”.
Sargo também fará, no próximo mês, os primeiros treinos com o Fiat Linea que pilotará na Copa Fiat, a nova denominação do Trofeo Linea. A participação do piloto nessa competição, que começa em junho, já está confirmada.