O paulista Ricardo Sargo venceu, na manhã deste domingo (12), a prova de abertura da temporada 2012 do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos. Sargo fez a primeira apresentação pela classe Super, a principal do certame, após ter sido campeão pelas classes Novato (2010) e Light (2011).
Defendendo, nesta temporada, a equipe Fast Racing, nem mesmo Sargo esperava o resultado logo na primeira etapa do ano. “Pelo que fizemos nos treinos eu sei que o carro é rápido, eu quero muito essa vitória, mas é muito difícil vencer na Super, o nível é muito alto”, disse ele antes da prova.
Devido a um problema na bomba de combustível do carro nas voltas finais do treino classificatório, Sargo classificou-se apenas na 11ª posição do grid de largada entre os 44 carros que alinharam para a primeira prova. Com uma pilotagem precisa em pista molhada, habilidade aprimorada nos seis anos em que competiu no kartismo, o piloto rapidamente chegou ao pelotão da frente e impôs forte pressão sobre os líderes. Nas voltas finais assumiu a liderança e venceu, seguido de perto por Aldo Piedade Jr.
Na segunda bateria, largando da sexta posição por força do regulamento, Sargo teve mais dificuldades para brigar pela liderança. Chegou a ocupar a segunda posição, mas um toque com um adversário prejudicou a estabilidade do carro durante a maior parte da corrida. “O acidente foi coisa de corrida, nada sério, mas o carro ficou muito ruim. Em não conseguia mais fazer o traçado correto, especialmente nas curvas para a direita”, lamentou.
Diante do problema enfrentado, Sargo considerou o quarto lugar obtido um bom resultado. A somatória de pontos deixou o piloto na segunda colocação no campeonato, empatado com Aldo Piedade Jr. e apenas um ponto atrás de Wanderson Freitas.