Romancini e Chequer tem participação confirmada na abertura do Paulista
Fonte: Rafael Durante
Compartilhe
O Campeonato Paulista de Kart começa neste sábado (26), em Interlagos, mantendo sua vocação de formar talentos para o automobilismo. A primeira etapa da competição vai reunir pilotos que já começam a ganhar prestígio dentro e fora do Brasil, e jovens que vão acelerar pela primeira vez no maior torneio estadual do país. Entre as oito categorias em disputa, vêm da Graduados A os nomes mais fortes, como o atual bicampeão da Copa Petrobras e destaque brasileiro no Campeonato Mundial de 2004, na Itália, Mario Romancini (Birel / Forest Paper). Na outra ponta estão os jovens das categorias Cadete e Mirim, que darão neste fim de semana suas primeiras aceleradas no estadual.
“O Campeonato Paulista marcou o início de carreira de muitos pilotos que alcançaram prestígio internacional, e isso sem dúvida motiva a participação de quem está querendo dar os primeiros passos nas categorias de Fórmula”, acredita Romancini. “Por isso a competitividade é a maior marca deste campeonato. Temos pilotos de todas as partes do país e equipes extremamente profissionais. Fico muito contente por participar de tudo isso, e ver que continuamos tendo um dos campeonatos de mais elevado nível técnico do continente”, completou Romancini, pole position e terceiro colocado no Campeonato Pan-Americano do Uruguai, no ano passado.
No caso dos pilotos da Cadete, competir no automobilismo internacional ainda é um sonho distante, e por isso os objetivos para a temporada que começa no próximo sábado são outros. “Quero aprender bastante, para me desenvolver como piloto. Estou conseguindo ser mais rápido a cada treino, e logo quero disputar vitórias”, disse o jovem Matheus Chequer (Red Balloon / TAM Viagens / Summerville Beach Resort / Runner / Forest Paper), estreante entre os Cadetes e companheiro de Romancini na Faster Motorsport, uma das equipes mais bem estruturadas do país.
Composto por 11 etapas, o Campeonato Paulista se prolonga até o mês de dezembro, quando normalmente são conhecidos os campeões. Devido ao alto nível de competitividade e a um regulamento que privilegia a regularidade – através do descarte de quatro resultados ruins durante a temporada –, são raros os casos de pilotos que se sagram campeões por antecipação. “Além de aprendermos a acelerar, temos também que ter cabeça para conquistar o objetivo maior, que é o título. Essa é uma lição muito importante para quem quer seguir carreira no automobilismo”, completou Romancini.
Entre os brasileiros que se destacaram no Campeonato Paulista de Kart e depois trilharam uma carreira internacional bem sucedida estão Rubens Barrichello e Felipe Massa (hoje na Fórmula 1), Gil de Ferran (bicampeão da F-Cart) e Tony Kanaan (campeão da IRL que venceu por cinco vezes o Campeonato Paulista). O maior de todos, no entanto, continua sendo Ayrton Senna, que passou 17 anos treinando e correndo de kart e tendo Interlagos como sua segunda casa.
Os treinos para a primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart começam as 8h00 da manhã deste sábado. A largada para a primeira das oito corridas será dada ao meio dia.
Esse website utiliza cookies próprios e de terceiros além de outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.Prosseguir