Manter-se na pista durante todas as 27 voltas da prova foi o grande desafio do piloto Gabriel Tojal na sexta etapa do Campeonato Paulista de Kart, realizada no último fim de semana no Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo. Com boa parte da capacidade de frenagem de seu kart comprometida por um defeito de fabricação na pinça do freio, Tojal mostrou muita técnica e garra para controlar o pequeno bólido no sinuoso circuito da Granja Viana, onde as velocidades máximas passam dos 110km/h.
O piloto compensou parte da ineficiência dos freios usando de derrapagens controladas nas curvas, e recebeu a bandeirada em quinto lugar numa corrida que poderia ter terminado em sério acidente. “Depois da prova minha equipe concluiu que eu poderia ter perdido totalmente a capacidade de frear em mais duas ou três voltas. Felizmente a prova terminou antes disso”, declarou o atual bicampeão da competição.
Tojal fez um bom início de corrida e lutava pela terceira posição quando teve problemas. Já nas primeiras voltas, quando o freio esquentou e perdeu eficiência, seu kart também diminuiu de rendimento e ele caiu para o quinto lugar. “Por pouco também não perdi outras posições. Como o kart não tem câmbio, é muito difícil se manter na pista quando o freio não funciona direito. Não temos outra maneira de desacelerar a não ser entrar de lado nas curvas, mas isso compromete a retomada de velocidade e faz com que os tempos de volta caiam muito. Foi um grande desafio”, contou o piloto.
A vitória ficou com Gabriel Dias, que completou a prova 2s030 à frente do segundo colocado, Leonardo Cordeiro. Os seis primeiros colocados na etapa foram:
1) Gabriel Dias, 27 voltas em 21min40s367
2) Leonardo Cordeiro, a 2s030
3) Tales Dias, a 9s864
4) Douglas Hiar, a 10s420
5) Gabriel Tojal, a 12s377
6) Fabiano Machado, a 12s551