A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa responsável pela administração do Autódromo de Interlagos, divulgou nota a respeito da manifestação da FASP, que optou por retirar a segunda etapa do Paulista de Kart de Interlagos e realizá-la em Itu.
Confira na íntegra:
A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa responsável pela administração do Autódromo de Interlagos, esclarece que uma das principais preocupações desta gestão é transformar o espaço em um local atualizado, moderno e seguro por meio de diversas obras realizadas há três anos pela Prefeitura Municipal e, principalmente, transformá-lo em um equipamento rentável e auto-sustentável. Para tanto, realiza, além dos eventos automobilísticos, que têm a total prioridade desta administração, outros, que garantam subsídios próprios para a atualização e conservação de todo o espaço, que soma mais de um milhão de metros quadrados. Tanto é verdade, que FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), para a realização de provas tanto na pista oficial do Autódromo – 10 por ano – , quanto no Kartódromo Ayrton Senna - 3 por ano - tem preços diferenciados, concedido pela SPTuris para que não haja inviabilização das categorias de base do automobilismo brasileiro (os valores cobrados são: R$ 8,75 mil para pista e R$ 1, 65 mil para o kartódromo, ambos para 3 dias de prova). Para efeito de comparação, uma empresa para realizar um evento de período idêntico no Autódromo, desembolsa R$ 69 mil. Uma etapa do campeonato nacional tem custo de R$ 43,8 mil.
Nesta semana, a Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo) acusou a SPTuris de realizar "provas piratas" em seu espaço e ainda transformar o local em "parque de diversões", fatos que não procedem de nenhuma maneira. A administradora do Autódromo José Carlos Pace não realiza provas, apenas loca espaços a toda e qualquer empresa, desde que a mesma apresente documentação legal, de acordo com a Constituição Federal e as Leis em vigor no Município, sendo ou não filiadas às associações de classe. O evento citado pela entidade federal, prova de Kart realizada em 22 de março pela Liga Nacional de Esportes Automotores - Línea Brasil - estava totalmente em conformidade com a legislação vigente e possuía ainda Agravo de Instrumento, que garantia sua realização, concedido em 13 de março deste ano, pela 14ª Vara Cível da Comarca do Rio de Janeiro.
O interesse desta administração é ainda conservar e aprimorar o Parque Interlagos, utilizado diariamente pela comunidade local para o lazer e prática de esportes e ainda zelar pela realização de cada vez mais eventos no Autódromo, o que promove movimentação de toda a economia da região.
Por fim, a São Paulo Turismo não se opõe, de forma alguma, ao retorno das provas da Federação ao Kartódromo.
A Nova Gestão do Autódromo
A nova gestão do Autódromo de Interlagos, que desde janeiro de 2006 está sob a administração da São Paulo Turismo, já apresenta resultados impressionantes. O déficit histórico que o espaço carregava há mais de 15 anos teve redução de mais de 80% em relação a 2004. Apesar de ser a única pista da América Latina a fazer parte do restrito circuito mundial de F1, em 2004 o seu quadro financeiro era caótico, com faturamento de pouco menos de R$ 77 mil e despesas que ultrapassavam R$ 5,2 milhões. Após a avaliação de uma auditoria especializada, em parceria com a SP Turis, e a implementação de medidas emergenciais, como revisão de preços, redução de gastos e flexibilização dos espaços que passaram a receber eventos de todos os tipos. Em 2006, o mesmo déficit não ultrapassou R$ 2,1 milhões. No ano passado, o autódromo fechou o exercício com saldo negativo inferior a R$ 800 mil. A previsão é que em 2008, o balanço seja positivo, com geração de lucros, graças à seriedade no tratamento da verba pública.
Gerência de Comunicação da São Paulo Turismo