A última quinta-feira (1/10) foi especial para os fãs de automobilismo. A partir daquele dia foi aberto ao público o maior complexo de kart e entretenimento do Brasil, o Speedland. Localizado bem no coração de São Paulo, no bairro do Tatuapé, o Speedland tem 26 mil metros quadrados e reúne num mesmo ambiente a maior pista de kart para amadores no Brasil e dezenas de atrações para a família. A pista possui 1.200 metros e une o melhor dos dois mundos nesse esporte, já que pode ser indoor e outdoor ao mesmo tempo.
O circuito permite diversas configurações, tendo uma delas uma grande reta com mais de 300 metros, o que é sinônimo de muita adrenalina. Inspirado no kartódromo Carlos Sainz Center Kart & Business, de Madri, o Speedland exibe outros recursos interessantes, como o cordão de LED que contorna todo o traçado interno e torna ainda mais vibrante o circuito, criando efeito semelhante às corridas noturnas da F-1 e aos melhores jogos de simuladores de corrida.
Um túnel de 80 metros é outro recurso exclusivo, que remete ao GP de Mônaco. "Fizemos também curvas inspiradas nos circuitos de Interlagos, Monza e Spa-Francorchamps", diz Tuka Rocha, que é um dos sócios do empreendimento e foi o responsável pelo desenho do traçado. Tuka é considerado um dos maiores campeões do kartismo brasileiro e hoje piloto da Stock Car - ele venceu a corrida de Ribeirão Preto neste ano.
O kartódromo vai oferecer 80 karts para locação, sendo 65 com motor de 13 hp e 15 de 6,5 hp, para a criançada. "O Speedland vai proporcionar uma experiência mais próxima possível da de um piloto profissional de kart", garante o empresário Thiago Viana, que destaca ainda o painel de cronometragem. "É dos mais modernos do mundo, com capacidade para marcar o tempo e a posição de até 35 competidores por bateria", explica. "Esse é outro diferencial, as pistas do país têm painéis para apenas dez tempos". Quarenta e oito câmeras estão espalhadas pelo circuito para mostrar tudo que acontece na pista para quem está do lado de fora. Cada bateria poderá ter até 25 karts.
Um F1 de verdade e simuladores profissionais - Fora da pista, o Speedland é rodeado de atrações relacionadas ao mundo do automobilismo. Destaque para a pista de autorama, de 47 metros, com capacidade para oito carros de alta potência, réplicas perfeitas dos carros de corrida. A ideia dos sócios é trazer para o local provas do campeonato nacional.
O Speedland terá também um espaço nobre para simuladores, iguais aos que os pilotos usam para treinar e simular testes nas diversas etapas da F1. Incrivelmente realista, os simuladores permitem ao visitante sentir a emoção de pilotar um bólido de competição. Serão promovidos campeonatos de corridas virtuais, com uma grande final.
Uma parceria com a Red Bull garantiu a exposição de um carro original de Fórmula 1 no local. Não se trata de uma réplica, muito comum em diversos pontos de São Paulo, mas do carro usado por David Coulthard em 2008. Além disso, macacões usados por pilotos brasileiros da F1 estarão expostos, entre eles o Rubens Barrichello. Numa parceria com o Instituto Ayrton Senna, alguns objetos do piloto Ayrton Senna vão estar em exposição no Speedland. Cada mês deverá ter um ou dois itens diferentes, que marcaram a carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1.
"A cidade estava carente de um centro de lazer desse porte, desde que o Playcenter fechou", diz o empresário Thiago Viana. "Vamos trabalhar para que o Speedland se torne uma atração e figure no guia turístico de São Paulo". O complexo ainda conta com um espaço para exposições e diversos tipos de eventos. "O Speedland também foi pensado para proporcionar às empresas um local de reuniões e convenções. Por isso, investimos muito em cada espaço", acrescenta o empresário. De fato, chama a atenção os detalhes de acabamento das áreas comuns (lanchonete, restaurante, banheiros, salas de jogos e loja). "É algo que não se vê nos kartódromos brasileiros".
A frequência de público estimada para o Speedland é de 40 mil pessoas por mês.
Senna - As crianças e o público feminino não foram esquecidos. A garotada vai se divertir no espaço Senninha, com muitos brinquedos eletrônicos e uma minipista. Um mural feito especialmente para o local também é atração, feito pelo renomado artista Kobra - a obra foi entregue na última semana em evento para convidados e com presença de representantes do Instituto Ayrton Senna.
Para o público feminino, que quer relaxar por instantes, foi destinado um espaço especial, com cadeiras de massagens, manicures e monitores de tevê. O restaurante/bar vai ser outro ponto de atração, além de cozinha de alto padrão, pretende ser um local de encontro, com transmissão de jogos de futebol, corridas e outros esportes.
O local vai ainda abrigar um espaço corporativo, com capacidade para 400 pessoas. Lá, as empresas poderão promover encontros de funcionários, workshops e eventos de confraternização. Para esse tipo de evento, o Speedland oferecerá buffet especial.
Durante o ano, o complexo vai oferecer cursos de pilotagem, que serão organizados pelo piloto Tuka Rocha, um dos sócios no empreendimento. "Com certeza, não existe nada no país, relacionado a esse tipo de lazer, que tenha estrutura parecida", diz Thiago Viana.
Serviço
Horários de funcionamento: segunda à sexta-feira das 17h às 24h; sábados, domingos e feriados das 10h às 24h.
Bateria (dias de semana): R$ 100,00
Bateria (finais de semanas e feriados): R$ 120,00
Endereço: Rua Ulisses Cruz, 275 - São Paulo - www.speedland.com.br