No último sábado (23) o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP) recebeu a primeira etapa da edição 2008 do Campeonato Paulista de Kart. A competição, a mais tradicional do kartismo de São Paulo, contou com a participação de 65 pilotos nesta primeira etapa, divididos entre as categorias Cadete, Júnior Menor, Júnior, F-250 e Copa Sorriso Campeão.
Dentre vários pilotos de expressão que competiram nesta etapa mereceram destaque as participações de Luis Felipe Nasr, Douglas Hiar, Felipe Fraga e Guilherme Silva, campeões Brasileiros de Kart e Marcos Gomes, piloto da Copa Nextel Stock Car.
Com o maior grid do dia a primeira prova foi a da categoria Cadete. Com 25 pilotos foi quase impossível acompanhar as disputas que se espalharam por toda a pista. Pietro Rimbano, que largou da pole position, sofreu durante toda a prova com os ataques que partiam de todos os lados. Pilotos que partiram do meio do pelotão como Matheus Jacques e Giuliano Raucci e Matheus Chequer logo se integraram ao primeiro pelotão e junto ao líder, Thiago Vivacqua, Rafael Martins e Ícaro Freire disputaram a liderança até a bandeira final. Na pista o vencedor foi Rafael, mas sua vitória passou para as mãos de Rimbano após a pesagem. Seu kart apresentou um peso inferior ao estabelecido para a categoria e, assim, o piloto foi desclassificado da etapa. A segunda posição ficou com Jacques e o terceiro posto para Freire.
Participando da prova com motores de preparação livre, os garotos da Júnior Menor tiveram muito trabalho. A prova, de 21 voltas, foi bastante disputada e, tirando Gabriel Robe, que foi superior em todas as atividades e venceu a prova, os demais pilotos tiveram de suar o macacão para conseguir uma melhor posição na pista. Marco Túlio acabou terminando na segunda posição e João Archer em terceiro.
Pela categoria Júnior mais uma disputa muito apertada. Após largar da pole Jonathan Louis foi pressionado durante toda a prova por todos os concorrentes que formaram um único bloco. A cada volta um dos pilotos liderava a disputa e as ultrapassagens e toques foram a retórica de toda a bateria. Johilton Filho venceu a prova com Felipe Fraga, em segundo e Jean Claude Paturle, em terceiro.
Na prova da Fórmula 250 os pilotos Marcos Gomes, Paulo Yamamoto e Carlo Kain brigaram muito pela liderança. Os três revezaram-se na ponta até que Marcos teve problemas a abandonou a disputa pela liderança. Melhor para Kain que com isso conseguiu respirar aliviado na ponta e seguiu rumo a bandeirada da vitória. Yamamoto chegou em segundo e Aldano Biazolo foi o terceiro.
COPA SORRISO – Três pilotos conquistaram vaga para a final da Seletiva Petrobras
A Copa Sorriso Campeão reuniu 20 pilotos com idades entre 14 e 20 anos e proporcionou aos três melhores classificados a vaga para a disputa da final da Seletiva de Kart Petrobras. Competidores de várias regiões do país estiveram na pista e ofereceram ao bom público presente um espetáculo de perícia e habilidade. Dentre as 30 voltas que compuseram a prova seis pilotos ocuparam a primeira posição e, até a última volta, era impossível determinar quais os competidores ficariam com as vagas. O pole Fernando Resende Filho, Douglas Hiar, Marcelo Anselmi, Luis Felipe Derani, Luis Felipe Nasr, Vitor Teiji e Gabriel Navarrete se revezaram entre as posições que teriam direito a vaga. Mas, ao final, valeu a experiência de quatro títulos brasileiros e Luis Felipe Nasr venceu a prova garantindo a primeira vaga. Douglas Hiar ficou em segundo. A terceira vaga ficou com Vitor Teiji, piloto graduado “A”, que fez uma prova com cabeça e foi ganhando posições até a bandeirada final. O piloto da equipe Sabiá Racing partiu da 13ª posição para garantir sua vaga na última volta.
O Paulista de Kart dá um tempo até o final de março quando voltará à cena nos dias 28 e 29 para a disputa da segunda etapa do certame.