O piloto carioca Thiago Vivacqua (Birel Sudam/ NHJ/ Facility/ Panurania/ ONS Motorsport), atual Campeão Brasileiro e da Copa Brasil de Kart, disputará no próximo sábado (18) a terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart. O evento acontecerá no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, Zona Sul da Capital, e o piloto da equipe ONS disputará a prova pela categoria Júnior Menor.
Após duas etapas, quando a equipe buscou um ajuste ideal para o equipamento e provocar em Thiago uma rápida adaptação ao kart desta classe, que é bem maior e mais rápido do que ele utilizou até o ano passado, Onassis Catateco, chefe do time, espera conquistar melhores resultados na prova deste final de semana. A maior parte dos problemas referentes à adaptação assim como ajustes já foi solucionada e Thiago partirá confiante na busca pelo seu primeiro pódio da temporada.
Disposto a não decepcionar, o piloto está se dedicando aos treinos desde a última quinta-feira, quando se aproveitou da semana santa para fazer vários dias de testes na pista paulista. De lá até hoje foram inúmeros jogos de pneus, motores, carburadores, eixos, enfim... Tudo foi exaustivamente testado para que o piloto tivesse em suas mãos o melhor equipamento possível.
“Tenho certeza que terei um kart competitivo e que não poderei errar. Treinei muito e quero conquistar minha primeira vitória do ano. Todos que me conhecem sabem como estou concentrado neste objetivo. Estou muito feliz porque hoje virei o mesmo tempo que os mais rápidos da pista e estou certo que vou brigar pela vitória”, declarou determinado o piloto.
As atividades da categoria Júnior Menor nesta etapa do paulista começam as 8:45 já com a tomada de tempos. A corrida será realizada pontualmente ao meio dia.
Erros dos oficiais atrapalharam Thiago no Light
No dia 28 de março Thiago disputou no Kartódromo Aldeia da Serra a segunda etapa da Copa São Paulo Light, também pela categoria Júnior Menor.
Tudo parecia caminhar para uma prova tranqüila, porém, alguns momentos antes da largada, uma torrencial chuva desaguou sobre o kartódromo. Rapidamente as equipes tiveram de trocar os pneus dos karts e, às pressas, tentar algum ajuste de chuva.
Com a pista bastante molhada e já com algumas poças d’água, os pilotos partiram para a volta de apresentação. Como o circuito estava muito molhado, a cada curva um concorrente rodava e, apenas na quinta passagem, foi autorizada a largada, mesmo com alguns karts fora de posição. Thiago, mesmo não tendo conseguido largar de sua posição, se concentrou em fazer uma boa corrida e, dentro das precárias condições de visibilidade, seguiu em uma prova cautelosa até a bandeirada final, que ele recebeu na nona posição. Olin Galli venceu.
Vários acontecimentos que se passaram nesta etapa trouxeram grande descontentamento para Thiago, a equipe ONS e os pais do piloto. “O diretor de prova autorizou a largada com vários karts fora de posição e, pior ainda, com aquela quantidade enorme de água na pista. A cronometragem nos negou uma cópia da ‘volta-zero’ e, mais tarde, nos informaram que havia tido problemas na cronometragem no momento da largada e eles não tinham este relato”, explicou Valéria Vivacqua, mãe de Thiago.
Outros problemas também foram alvo de críticas dos pais de Thiago. “Tivemos a bandeira vermelha interrompendo a prova. Vários karts fizeram manutenção, mas apenas dois ou três voltaram ao parque fechado para a relargada. Todos sabem que existem vários produtos químicos que podem ser usados em pneus de chuva para aumentar a aderência em caso de água. Não vimos nenhum controle sobre isso. Por que os pneus de chuva também não são sorteados como nos campeonatos nacionais? Esperamos sinceramente que as coisas melhorem e, principalmente, os competidores sejam mais respeitados”, finalizou Valéria.
O vídeo com os acontecimentos desta prova está disponível na internet e poderá ser visto através do link http://www.youtube.com/watch?v=idKeaFLOByU