Após nove horas de viagem e dois treinos na sexta feira, o sábado foi de muito trabalho e dedicação da Engelmann 77 no Kartódromo Granja Viana, onde ela e outras 66 equipes disputavam a 5ª edição das 500 Milhas Amadoras, a maior prova de endurance amador do mundo.
Composto pelos pilotos Jorge Fernandes, Lucas Gohr, Luiz Maul, Ramon Rocha, Roberto Wuthstrack Junior e Thiago Bittencourt, o time terminou em 8º após 12 horas de prova, considerada excelente por seu alto nível e dominada pelos pilotos paulistas e cariocas.
Após obter uma boa 16ª posição no grid de largada, uma penalização na segunda hora de prova – muito contestada pela equipe – fez a Engelamnn 77 cair para a 44ª posição, o que, aliado ao alto consumo de combustível nas três primeiras horas da prova, prejudicou a estratégia da equipe, que se viu forçada a uma parada adicional além das dez programadas. Isto acabou lhe tirando a possibilidade de lutar pelas primeiras posições.
Mesmo sem chance de vitória, a equipe se superou e seus pilotos tiraram “no braço” a diferença, colocando a Engelmann 77 entre os dez primeiros. Pelas dificuldades, a 8ª posição foi muito comemorada e servirá de incentivo para buscar o pódio em 2014.
Além da Engelmann 77, Joinville esteve representada pela Unikart, que em sua segunda participação nesta prova obteve uma boa 17ª posição no final.