A equipe mineira Velozes do Kart (Repelub/ Binc Contabilidade/ Auto Qualy/ LHP Empilhadeiras) participou no último domingo (1) da primeira edição das 500 Milhas de Kart Amador. O evento aconteceu no Kartódromo Granja Viana, em Cotia – Grande São Paulo, e reuniu mais de 200 pilotos de todo o país.
Os velozes soldados de Minas partiram para São Paulo na véspera da prova, quando se reuniram para tratar dos últimos detalhes antes da “batalha”. Neste dia alguns componentes da equipe também puderam conhecer a pista e se familiarizar com o circuito.
No domingo, dia da corrida, a equipe chegou cedo à Granja Viana e montou o seu “QG”. Com muita disposição e alegria, todos do time participaram com entusiasmo da estruturação do box. As esposas e filhos presentes ajudaram na anotação dos tempos e preparação da infra-estrutura nos bastidores e demais detalhes que proporcionaram conforto durante as 12 horas de prova.
A programação do dia começou com treinos livres que duraram uma hora e meia. Neste período todos os integrantes da equipe puderam andar no traçado e sentir a forma de guiar dos karts da Granja, assim como se familiarizar ao traçado. A tomada de tempos veio logo em seguida, quando a direção de provas soltava os pilotos de dois a dois na pista. Os karts da equipe ficaram com a 17ª e 25ª posições do grid. Um criterioso briefing do diretor de provas definiu claramente as regras da competição e teve total atenção de todos os presentes.
A largada aconteceu ao estilo Le Mans, onde os pilotos são alinhados de um lado e os karts do outro. Sob o barulho de fogos de artifício os competidores correram em direção aos seus karts e pisaram fundo.
A partir daí o que se viu foi uma briga de gigantes. Com 42 karts na pista, com pilotos de todo o país, as disputas se estenderam por todo o traçado. Onde quer que se olhasse na pista os pilotos lutavam por posições. Algumas equipes foram punidas por pequenas falhas, claramente ocasionadas por falta de experiência. Contudo, a prova só foi interrompida por duas vezes e transcorreu de maneira organizada. Nem mesmo a troca de pilotos na área de boxes foi problema para as equipes. Nela os pilotos tinham que trocar as placas e o sensor da equipe sorteando um novo kart e trocando de competidor. Mesmo com algumas equipes mais afoitas e pilotos inexperientes todos levaram muito a sério esse “pit stop” de fundamental importância.
Álvaro Andrade, chefe dos “Velozes do Kart” avaliou de forma positiva a participação do time. “Apesar de não obtermos a classificação entre os 10 melhores, que era nosso objetivo, aprendemos muitas lições. Além de participar desta grande festa, toda a equipe gostou muito de poder sentir a adrenalina de uma grande competição. O que vimos lá não foi uma corrida de amadores. Parecia mais uma prova com pilotos muito experientes e de grande capacidade física. Mesmo terminando em 27º e 35º, a coisa que sabemos é que o espetáculo foi muito bacana e que numa próxima edição estaremos lá! Com nova estratégia e treinando mais vamos continuar nos preparando para sermos os mais Velozes sempre!” brinca Álvaro.
O time agradece à todos aqueles que participaram de alguma forma na realização deste sonho, principalmente aos patrocinadores e a seus fundadores Lázaro Ávila e Wilton Gonçalves, que não puderam estar presentes, mas recebem todas as homenagens.