O kartista potiguar Victor Uchôa (Casa Norte Beauty/ Gama Italy/ SEEL) participou neste domingo (7), em São Paulo, do 1º Grande Prêmio RBC de Kart. Os resultados foram satisfatórios. O atleta, que largou na sétima posição, fez uma prova agressiva e sem erros, e conquistou o 4º lugar. O GP, organizado pelo RBC Preparações e Motores, reuniu os dez melhores kartistas de cada categoria, selecionados mediante os resultados em competições realizadas ao longo do ano.
Ao lado da equipe Leste Competições, Victor conquistou o reconhecimento no cenário nacional. O atleta chegou a São Paulo no dia da prova e correu na pista desconhecida do Kartódromo Aldeia da Serra. Mesmo diante das dificuldades, Victor conseguiu um bom resultado na tomada de tempo e largou na sétima posição. Uma largada cautelosa o fez perder uma posição que foi logo reconquistada com uma seqüência de ultrapassagens. O piloto da categoria Mirim chegou a ocupar a segunda colocação, mas sofreu um toque que o deixou em 5º lugar. Surpreendentemente, na última volta, Victor conseguiu mais uma ultrapassagem, que garantiu ao garoto o 4º lugar no resultado geral do GP.
Para o proprietário da Leste Competições, Maurício, Victor foi uma boa surpresa. “Eu já tinha ouvido falar de que Victor era bom, mas fiquei impressionado com o desempenho do garoto. Ele correu em pista desconhecida e teve chances reais de vencer. Acaba de despontar um grande talento do kartismo brasileiro”, disse. Em virtude da excelente participação de Victor no Grande prêmio RBC de Kart, o pai e empresário do kartista mirim, Gláucio Uchôa, fechou parceria com a equipe para todo o ano de 2009 no eixo São Paulo.
Victor Uchôa é mais um nome do kartismo nordestino que desponta no automobilismo nacional. Além de Victor, outros três atletas do Nordeste participaram da competição. Johilton Filho (RN), João Manuel (PE) e Cayan Chianca (PE), que concluíram a prova com sucesso e posicionaram-se entre os três melhores de suas categorias. Gláucio afirma que Victor, juntamente com esses garotos, já podem ser considerados representantes do Nordeste e não só de seus Estados de origem. “Victor não é mais só de Natal”.
A participação do jovem kartista na prova só foi viabilizada graças ao apoio do Governo do Estado através da Secretária Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), que contribui com a passagem aérea de Victor. “A falta de apoio ao esporte é um problema que enfrentamos constantemente. O empenho da secretária de Esporte, Magnólia Figueiredo, foi fundamental para um dos maiores passos da carreira de Victor”, explicou Gláucio Uchôa.