O piloto Vinícius Sammarone (Birel/ Quake2) conquistou no último sábado, dia 09, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP), o título mais tradicional do kartismo regional do país. Sammarone sagrou-se Campeão Paulista de Kart, na categoria Novatos.
Participando de competições oficiais há pouco mais de um ano, Vinícius disputou em 2006 os principais campeonatos de kart do país e, apesar de ter conquistado o vice-campeonato na Copa Brasil, Sul-Brasileiro e Paulista Light e a quarta posição no Campeonato Brasileiro, o título ainda não tinha chegado para o piloto de São Bernardo do Campo.
A conquista do Paulista, no entanto, veio coroar uma temporada repleta de disputas, dedicação e principalmente, obstinação. No meio do ano, mesmo tendo ficado de fora da uma rodada dupla da competição após um grave acidente, Sammarone deu a volta por cima e, um mês após o fato, já marcava a pole-position do Campeonato Brasileiro.
Com um prognóstico de dar inveja a qualquer piloto, após 13 provas o título Paulista de Sammarone veio com sete vitórias, sete poles-position, sete melhores voltas e um total de 167 pontos, contra apenas 152 do seu mais próximo concorrente, o amazonense Márcio Pasanelli, que ficou com a segunda colocação. Considerando-se apenas os pontos válidos, chegamos a um total de 134 pontos contra 131 do vice.
Apesar desses números, as provas desse final de semana foram muito emocionantes, uma vez que Vinícius chegou para a etapa ocupando a segunda colocação no certame. Nos treinos livres, que aconteceram na quinta e na sexta, Vinícius aproveitou para acertar seu kart e, junto com a equipe, traçou a estratégia para a conquista do título. Na tomada de tempos, que definiu o grid de largada, Sammarone cumpriu seu objetivo e conquistou a pole com mais de três décimos de diferença para o segundo colocado.
Com a primeira missão cumprida, o piloto partiu então para o segundo objetivo, que era vencer a primeira prova e fazer a volta mais rápida. Dessa forma ele conseguiria fazer a pontuação máxima, 23 pontos, e já ultrapassaria Pasanelli na disputa pelo título. Mais uma vez, muito determinado, Vinícius cumpriu seu segundo objetivo e conseguiu fazer a melhor volta e vencer com mais de dois segundos de vantagem para Pasanelli, o segundo colocado. Joseff Fefer ficou com a terceira posição.
A esta altura Sammarone já liderava o Campeonato com três pontos à frente do concorrente e, então, ele partiu para a prova final precisando apenas terminar a bateria para ser campeão. Largando novamente da pole, o piloto partiu determinado para vencer e logo registrou a volta mais rápida. Porém, em um toque do kart de Pasanelli sobre o de Vinícius, seu equipamento ficou avariado e ele foi impossibilitado de brigar pela vitória, terminando a disputa apenas na terceira posição.
Assim, após somar mais 20 pontos na competição (17 da terceira posição, dois da pole e um da melhor volta) Sammarone ergueu o braço e comemorou muito o primeiro título de sua carreira.
“Estou realmente realizado com a conquista deste título. Fiz o meu melhor e procurei me cercar de pessoas honestas e competentes para me darem o suporte necessário para competir. Agradeço imensamente a equipe Allatere Racing e a RBC Preparações que até a penúltima etapa estiveram comigo e me propiciaram chegar com chances a esta disputa final. Por outro lado, cumprimento à equipe Quake2 e ao Passoca, que nesta última etapa fizeram a preparação do chassi e do motor do meu kart. Agradeço também à Birel e, principalmente, ao meu pai, por toda a força e apoio durante toda a temporada de 2006. Esse título é de todos nós!”, festejou o piloto.
Apesar do grande brilho e de todo o significado deste título conquistado de forma legítima, dentro da pista, o advogado Cláudio Reis, pessoa conhecida no meio como assessor de imprensa de Márcio Pasanelli, divulgou uma sugestão de pauta para os veículos de comunicação com várias inverdades sobre a disputa deste título.
Assim, acreditando tais erros terem sido motivados por completo desconhecimento do trabalho jornalístico, procuramos a Federação de Automobilismo do Estado de São Paulo - FASP, para esclarecer tais declarações. "Não existe nenhum recurso aqui na Federação referente à categoria Novatos do Campeonato Paulista de Kart. Todos os resultados que foram divulgados estão homologados e os campeões foram conhecidos após as provas do último sábado, etapa final da competição", afirmou Cristina Carpinelli, funcionária da entidade.
Alberto Allatere, ex-preparador de chassis de Sammarone, que também foi citado por Reis, na verdade destacou a importância do título. "O Vinícius trabalhou conosco praticamente a temporada inteira e no decorrer do ano crescemos muito. Ele mereceu o título e nossa equipe também é responsável por esta conquista. Jamais disse que o Pasanelli era um piloto mais completo que o Vinícius, até porque, todos os resultados provam o contrário".
Enfim, para dirimir quaisquer dúvidas quanto ao resultado final da competição, o Interlagos Motor Clube, entidade organizadora do Campeonato, já disponibilizou em sua página da Internet a classificação final. Para visualizá-la basta acessar o endereço www.interlagosmotorclube.com.br e entrar na sessão de resultados.