O tradicional circuito de Caraguatatuba, no Litoral de São Paulo, recebeu no último fim de semana mais uma etapa do campeonato regional de kart. E foi palco de mais uma vitória do piloto do ABC Paulista Vinícius Serafim na temporada. Apesar de competir regulamente na categoria Parilla, com motores dois tempos sem câmbio e refrigerados a ar, Vinícius aceitou o desafio de estrear na RD Graduados, e fez bonito em sua primeira participação no torneio.
Largando da segunda posição, o piloto de Santo André disputou a liderança com Carlos Lampadinha durante boa parte da prova, e conseguiu a ultrapassagem no contorno do “S”. Na manobra, ele e Lampadinha acabaram se tocando de maneira não intencional, e Vinícius seguiu na ponta.
“Não sei bem o que houve com o kart do Lampadinha, e talvez ele tenha errado uma marcha. Eu estava colado na traseira dele e não tive como evitar o toque. Acabei levando a melhor, mas foi coisa de corrida. Eu estava mais rápido naquele momento da prova, e acredito que teria outras oportunidades para ultrapassar”, acrescentou o piloto.
Serafim chegou ao circuito dois dias antes da corrida, e realizou treinos com a equipe Roda Motors para se adaptar ao traçado e ao novo kart – já que não utiliza o equipamento com câmbio em suas corridas regulares. Nas sessões de sexta-feira, mesmo com a pista bastante suja, teve um dia produtivo e fechou a rodada de ensaios testando dois motores e seis carburadores. No sábado, já com mais karts andando na pista, ele se dedicou a ‘pegar a mão’ do traçado, visando o treino classificatório de domingo.
“Estou muito feliz com essa vitória, e gostaria muito de agradecer a minha equipe por todo o trabalho desta semana”, declarou Vinícius. “Fizemos muitos treinos na sexta e no sábado, e por causa da chuva tivemos que trabalhar rápido entre a sessão de classificação e a corrida. Felizmente deu tudo certo e não posso deixar de reconhecer que não teria chegado a essa vitória sem eles”, enfatizou.
Na corrida, já com o kart regulado de maneira correta, Serafim conseguiu manter a segunda posição na largada, e pôde brigar pela vitória. “Eu estava um pouco mais rápido no miolo do circuito, mas perdia tempo nas retas por causa da relação de marchas que escolhemos. Como esta foi minha estréia na categoria, achei o resultado positivo e, até, surpreendente”, acrescentou.
O próximo desafio de Vinícius Serafim será já neste fim de semana, na sétima etapa do Campeonato Super Paulista de Kart, em Guaratinguetá.