No último sábado, dia 25, o piloto paulista Yurik Carvalho (Techspeed/ Splash Bar/ Camargo Racing), da categoria Cadete, atual Campeão Sul-Americano de Kart, disputou no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, a quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart.
Yurik, que começou seus preparativos para a etapa na tarde de quinta-feira, sabia que teria um grande desafio nesta etapa, principalmente em virtude do traçado, que trazia grande dificuldade. Assim, com muito afinco, o piloto treinou bastante até a tarde de sexta-feira e partiu confiante para as atividades do sábado.
No sábado então, dia da corrida, o piloto chegou animado ao kartódromo e, após o sorteio do motor junto à organização, seguiu para a pista para o treino de aquecimento. Após algumas voltas Carvalho sentia que seu kart perdia um pouco de rendimento nas retas em relação aos seus principais adversários, mas preferiu ficar com o motor ao invés de trocá-lo, sob pena de perda de duas posições.
Assim, como o chassis estava bem acertado, o piloto partiu animado para a tomada de tempos. Porém, sem conseguir uma volta ideal e já sabendo da pequena deficiência do motor, o piloto conquistou apenas a nona posição no grid de largada com o a marca de 51s959.
Ciente do trabalho que poderia realizar na corrida, Yurik e os outros 16 concorrentes alinharam seus karts para a largada. Após a bandeira verde o piloto da equipe Camargo Racing acabou sendo tocado por um oponente na primeira curva e, com isso, teve a carenagem lateral de seu kart empenada. Como continuava andando relativamente bem, Yurik não quis parar, mas seu equipamento, que desde o aquecimento não rendia muito bem, piorou bastante depois deste incidente. Assim, o piloto ainda ganhou algumas posições, mas não conseguiu se desvencilhar das brigas no pelotão intermediário e acabou recebendo a bandeirada na sétima posição. Gabriel Sereia venceu.
“Na verdade nós deveríamos ter trocado o motor logo depois do aquecimento. O Yurik e o Evandro (chefe do time) acharam por bem não trocar, mas acho que teríamos tido uma condição melhor na tomada e, consequentemente na corrida. Mas, corridas são assim mesmo. Cada dia um ganha e estou muito feliz porque as provas estão cada vez mais disputadas e o nível de todos eles está muito grande”, explicou Marcelo Carvalho, pai de Yurik.