Desde a última
terça-feira (6) até o fim da tarde de ontem (8) o Autódromo de Paul Ricard, no
sul da França, recebeu os pilotos e equipes do Campeonato Mundial de Fórmula 2
para a primeira rodada de treinos da pré-temporada 2018.
Todos os 20 carros
que irão disputar o campeonato foram para a pista. Ao todo foram realizadas
seis sessões livres – duas por dia. Uma das grandes forças do automobilismo
internacional, a inglesa Carlin / McLaren Junior contou com a presença do
britânico Lando Noris e de Sérgio Sette Câmara (YOUSE | BMG | CCR | CEMIG |
GASMIG), único piloto brasileiro que disputará o campeonato.
Após um rápido teste
de instalação do carro em Magny Cours, também na França, no fim do mês passado,
esta foi a primeira oportunidade que os pilotos tiveram para conhecer o novo
Dallara F-2. O carro é equipado com o moderno motor Mechacrome V6, que
desenvolve nada menos que 620 HP’s de potência.
Introduzida no
calendário a partir desta temporada, a pista de Paul Ricard será a sede da quinta
rodada do campeonato, na segunda quinzena de junho, e contará pontos pela 9ª e 10ª
etapa. Sette Câmara, que nunca havia acelerado um carro de F2 neste circuito,
aproveitou ao máximo a sua experiência na pista e completou 194 voltas,
concluindo assim um total de mais de 1.100 km nos três dias de testes.
Dando início em sua
segunda temporada no Mundial de F2, Sette Câmara está, da mesma forma,
começando o trabalho com a equipe Carlin. Após um ano de 2017 de muito
crescimento e expressivos resultados no segundo semestre, a nova equipe surgiu
para o brasileiro como o melhor caminho a seguir em busca das vitórias.
COMO FORAM OS TESTES
– Após algumas sessões em simuladores e várias horas de planejamento com os
engenheiros e técnicos ingleses, Sérgio chegou à pista sabendo exatamente qual
seria o seu papel em cada uma das sessões.
A primeira
preocupação foi a conferência da montagem do carro e, em seguida, o time passou
a fazer todos os testes previstos para o piloto. Começando por uma situação de
tomadas de tempos, passando por pit-stops, seguidas voltas rápidas e até mesmo
uma simulação de corrida, tudo foi executado e, em seguida, analisado com muito
critério pelo piloto e seus engenheiros.
Nos seis treinos
realizados Sérgio esteve sempre entre os mais velozes. No momento proposto de
buscar o limite do equipamento e da pista, o jovem de Belo Horizonte mostrou
todo o seu potencial e de seu carro. Com uma volta estabelecida em 1m42s387,
ele ficou com o segundo tempo mais veloz dentre as seis sessões. Com esta marca
ele ficou apenas um décimo atrás do tempo estabelecido exatamente por seu
companheiro de equipe.
“Estou muito satisfeito com o início de
trabalho aqui na França. Acima de tudo nosso carro se mostrou muito bem nas
diferentes situações de pista e de acerto do equipamento. Tanto eu como o Lando
fomos extremamente rápidos e, até mesmo nas simulações de corridas, o carro era
bem estável. Daqui duas semanas estaremos no Bahrein e, certamente, serão mais
três dias de muito trabalho para deixar tudo pronto para o início do campeonato”, encerrou o piloto de 19 anos.