A Seletiva de Kart Petrobras, um dos principais eventos da modalidade no país e que há 16 anos distribui a maior premiação do kart nacional com o apoio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, realizou em dezembro uma ação diferente com os vencedores da edição de 2014. Durante 10 dias na Europa, os kartistas Pietro Rimbano, Matheus Leist e Mauro Auricchio viveram novas experiências, com a visita à sede da equipe Williams Martini Racing, em Grove, na Inglaterra, e um dia de atividades com um dos melhores simuladores de F-1 privado em Padova, na Itália, na empresa Bhai Tech.
Para fechar as ações, que fazem parte do novo programa de orientação da Seletiva de Kart Petrobras, eles realizaram durante dois dias testes com a equipe Koiranen GP, atual campeã da Fórmula Renault Alps e Fórmula Renault Europeia, no traçado de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Os pilotos ficaram impressionados com toda a estrutura da Koiranen GP, que é atualmente uma das melhores equipes de base da Europa, por onde já passaram pilotos da Fórmula 1, como o campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen (atualmente na Ferrari), Valtteri Bottas (Williams) e Daniil Kvyat (que correu pela Toro Rosso este ano). O espanhol Carlos Sainz Junior, que vai estrear em 2015 na F-1 pela Toro Rosso, também foi uma das estrelas da Koiranen GP, conquistando em 2011 o título da Fórmula Renault NEC.
De volta ao Brasil, ainda antes da próxima temporada começar, os kartistas terão um media training e participarão de um trabalho de preparação física e psicológica com o especialista Nuno Cobra Jr., fechando assim o programa de orientação de 2014.
Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competiram em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano contemplou os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chegará a 250 mil reais. O campeão recebeu 60 mil reais em dinheiro.
Os finalistas disputaram o título com chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam.
Assista: