O paranaense André Pedralli (Kart Mini/KartPress/Marquinhos Competições) tem muito o que comemorar. O piloto conquistou, no último sábado, em Florianópolis (SC), uma das 12 vagas da final da Seletiva Petrobras de Kart, que dará ao vencedor a quantia de R$ 105 mil. Pedralli disputará pela primeira vez a competição.
Destaque no kartismo desde 2009, quando conquistou o título do Campeonato Sul-Brasileiro e Brasileiro na categoria Júnior, André Pedralli chegou confiante para a segunda etapa do Campeonato Sul-Brasileiro 2010, em Santa Catarina. “A corrida deste final de semana era muito importante. Primeiro, pelo próprio andamento da competição, depois pelas vagas da Seletiva Petrobras. Além disso, tinha a disputa pela vaga no Mundial de Kart. Eram vários atrativos”, disse Pedralli, que faz sua primeira temporada na categoria Graduados, a principal do kartismo nacional.
Com tantos atrativos, a categoria Graduados reuniu 26 pilotos. Neste final de semana estavam em jogo duas das 12 vagas para a final da Seletiva Petrobras, além de uma vaga para o Mundial de Kart. “Trabalhei com a seguinte situação. Primeiro queria garantir a vaga na final da Seletiva, já na bateria do sábado. Depois, pensaria no Mundial”, contou o paranaense.
A boa fase de Pedralli foi confirmada logo na tomada de tempos, quando se classificou na primeira fila, ao lado do paulista Victor Franzoni. “Fomos bem rápidos na tomada de tempos e conseguimos a segunda colocação. Na largada da primeira bateria, perdi algumas posições, mas depois vim melhorando a cada volta e superando os adversários”, disse Pedralli, que cruzou a linha de chegada na terceira posição. “Eu não comemorei, pois achava que estava em quinto. Não vi que o Franzoni havia abandonado na última volta, nem que o Johilton Pavlak havia perdido o bico. Passei pela chegada achando que estava sem a vaga”, disse Pedralli, que viu Felipe Fraga vencer a prova, seguido de Ruben Carrapatoso. “O Fraga já estava classificado para a Seletiva e o Carrapatoso já ultrapassou a idade máxima para disputar a competição”, explica.
Já selecionado para a final da Seletiva Petrobras, Pedralli foi para a segunda corrida focado na vaga do Mundial e em melhorar sua posição no Campeonato Sul-Brasileiro. “Comecei a definir estratégias para superar o Fraga e vencer a etapa. Isso me colocaria no Mundial e melhoraria minha posição no campeonato. Porém, logo no início da prova, tive problemas e acabei abandonando”, contou. “Mesmo assim, estou muito contente pelo final de semana. Realmente, muito emocionado em poder disputar a final da Seletiva Petrobras pela primeira vez”, finalizou.
Agora, Pedralli espera a confirmação do local da final da Seletiva Petrobras para treinar. A disputa ocorre sempre no final do ano. Além de Pedralli, outros seis competidores já estão classificados: Guilherme Salas, Victor Franzoni, Jonathan Louis, Felipe Fraga, João Camara e Johilton Filho, que ficou com a segunda vaga deste final de semana.