publicidade
20/09/2016 12:21

Arthur Leist e irmãos Coletta estão entre os favoritos às vagas da Seletiva Petrobras neste sábado

Fonte: FG Com


Foto: Flávio Quick

Três dos favoritos na disputa por um lugar na final da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, neste sábado (dia 24), no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), são prova de que velocidade é sim coisa de família.

Arthur Leist, líder da Copa São Paulo Light, é irmão de Matheus Leist, que conquistou recentemente o título da Fórmula 3 Inglesa e tem uma história vitoriosa na Seletiva: foi vice-campeão em 2013 e terceiro colocado em 2014.

Murillo e Marcel Coletta, segundo e terceiro colocados na Copa São Paulo Light, somam vários títulos e conquistas, que já colocaram o sobrenome da família na história do kartismo brasileiro.

'Minha expectativa para disputar a vaga é muito boa. Quero brigar por este título, porque o prêmio da Seletiva pode ajudar bastante a minha carreira. É um prêmio cobiçado por todos, pela importância e pelo valor', comentou Leist, que já foi campeão sul-brasileiro, vice-campeão brasileiro, além de outras conquistas. 'Além disso, no ano que vem, pretendo correr de turismo ou fórmula e já ter essa experiência como vencedor da Seletiva vai me ajudar bastante', continuou o gaúcho de 16 anos, que - caso seja selecionado - pode pegar algumas dicas sobre a disputa com o irmão.

Em 2014, Matheus participou do programa de orientação da Seletiva de Kart Petrobras e se destacou tanto nos treinos com carros de turismo durante o Mitsubishi Racing Experince, quanto no teste na Europa com a equipe Koiranen GP de monoposto. As experiências ajudaram o piloto na tomada de decisão do futuro de sua carreira, que se mostrou acertada com a conquista do título na Inglaterra este ano.

Entre os irmãos Coletta, Murilo também pode levar vantagem, já que no ano passado foi finalista da Seletiva. O piloto de 16 anos já venceu o Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-Americano e Paulista, entre outros. 'Acredito que ter corrido no ano passado pode me ajudar na hora da calibragem dos pneus e acertos para o kart, caso eu chegue novamente à final', disse.

'Minha expectativa para conquistar a vaga é muito grande. Ao longo do ano, nós tivemos boas colocações no Light, então acho que isso é um bom sinal. Com certeza o prêmio da Seletiva seria muito importante para a minha carreira e ainda mais para o meu currículo no automobilismo', completou.
Apesar de mais jovem que o irmão, Marcel também já coleciona muitos títulos. Também foi campeão Brasileiro, da Copa do Brasil, Sul-Brasileiro e é hexacampeão do Super Kart Brasil. O piloto está com 14 anos, mas completa 15 ainda este ano.

'Estou em busca da vaga, mas sei que não é fácil. Se eu a conquistar, irei concorrer pela primeira vez, então estou um pouco ansioso. O campeonato é diferente e tem um sistema de pontuação muito interessante. O prêmio é mais um incentivo para os pilotos darem um passo do kart para o fórmula', declarou.

Os treinos para a segunda etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras acontecerão na quinta e sexta-feira (22 e 23). A etapa será disputada dentro da Copa São Paulo Light, para pilotos da categoria Graduados. No sábado, serão realizadas duas corridas. Ficarão com as vagas, o vencedor de cada prova e o que somar mais pontos nas duas baterias.

Projeto Sorriso Campeão – A etapa na pista paulista também marca a realização da 14ª edição do projeto Sorriso Campeão. Por meio da ação social, cada piloto participante poderá indicar dois mecânicos da sua equipe para receber por um ano tratamento odontológico gratuito. Os mecânicos ainda terão direito a inscrever suas mulheres e filhos (até 12 anos) no projeto. A ação, uma iniciativa dos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras, é apoiada pela Petrobras, MG Pneus e pela dentista Ligia Martins Xavier e realiza, em média, 120 atendimentos a cada ano. Já são mais de 1600 atendimentos nestes 14 anos.

Em sua 18ª edição, a Seletiva de Kart Petrobras já tem três dos 12 finalistas classificados: os mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, que foram selecionados em Vespasiano (MG), dentro da 1ª edição da Taça Minas Gerais.

Após a disputa em Interlagos a Seletiva segue para Cascavel, no Paraná, palco da Copa do Brasil no dia 15 de outubro, e Teresina, no Piauí, que receberá a etapa final no dia 29 de outubro dentro da Copa Norte. A decisão está programada para o início de novembro, com local ainda a ser definido.

A programação em Interlagos:
Quinta-feira, dia 22
10h50 às 11h25 - Treinos Livres
15h00 às 15h30 - Treinos Livres

Sexta-feira, dia 23
10h20 às 10h55 - Treinos Livres
15h00 às 15h30 - Treinos Livres

Sábado, dia 24
12h00 - Tomada de Tempos
13h20 - Largada Corrida 1 (a segunda bateria será na sequência do evento, durante a tarde)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!