Contrariando todas as previsões, a primeira bateria da última classificatória para a final da Seletiva Petrobras aqui em Tarumã foi realizada com pista seca.
César Ramos, o pole, largou bem e manteve a liderança, mesmo sofrendo forte pressão de Douglas Hiar nas 10 primeiras voltas da prova. Rodrigo Kubiczewski, Lucas Rodrigues e Rodrigo Miguel formavam um segundo pelotão, até que Miguel abandonou na oitava volta.
Da 10ª volta em diante, Ramos começou a abrir uma boa distância sobre Hiar, enquanto que Kubiczeswski e Rodrigues brigavam pela terceira posição. Luis Romero e João Moraes, mais atrás, disputavam o quinto lugar.
Com o passar das voltas, Hiar acabou sendo alcançado por Kubiczewski, que já havia deixado Rodrigues para trás e passou a tentar a segunda colocação, no exato momento em que marcava a melhor volta da prova. Em uma tentativa de ultrapassagem, Kubiczewski e Hiar acabaram perdendo um pouco de tempo e permitiram a aproximação de Rodrigues. Mas a prova acabou com Hiar mantendo a segunda colocação, apesar da forte pressão, seguido por Kubiczewski e Rodrigues.
César Ramos, que passou a ter mais tranqüilidade quando a briga pela segunda colocação ficou mais acirrada, acabou vencendo de ponta a ponta, recebendo a bandeirada com quase quatro segundos de vantagem.
Confira o resultado da primeira bateria:
1 César Ramos (RS) – 17.33.098
2 Douglas Hiar (SP) – a 3.853
3 Rodrigo Kubiczewski (RS) – a 3.956
4 Lucas Rodrigues (RS) – 4.069
5 Jorge Romero (RS) – a 1 volta
6 João Moraes (RS) – a 7.476
7 Rodrigo Miguel (RS) – a 17 voltas