Desde a sua criação, em 1999, a Seletiva de Kart Petrobras é um torneio inovador na categoria base do automobilismo. Primeiro por seu prêmio em dinheiro que auxilia os pilotos na continuidade da carreira. Segundo pela sua peculiar forma de disputa, na qual os competidores são selecionados durante a temporada e passam por uma verdadeira prova de fogo na final. Em 2007 são 14 os finalistas da Seletiva. Eles estarão nos próximos dias 20 e 21 de novembro na cidade de Piracicaba, em São Paulo, decidindo quem vai faturar o prêmio de 100 mil reais oferecido pela petrolífera. Novamente neste ano o torneio se mostra inovador. Apesar de levar a categoria kart no nome, os candidatos não precisam necessariamente estar ainda na modalidade. Basta que tenham idade de até 20 anos. Por isso, em 2007, seis dos finalistas já têm experiência em outras categorias do automobilismo. É o caso do paulista Douglas Hiar (Tx Wear/ RG 518) que estreou na Fórmula 3 Sul-Americana nesta temporada. “Deixei o kartismo no final de 2006 e este ano me concentrei apenas na Fórmula 3. Só fiz duas provas de kart em 2007: a que me classifiquei para a final e mais uma, semanas atrás, como treino para esse torneio”, lembra o piloto bicampeão brasileiro de kart.
Douglas buscou sua vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras deste ano exclusivamente por causa do prêmio oferecido. Aos 17 anos de idade, Hiar pretende fazer mais uma temporada na Fórmula 3 Sul-Americana antes de partir para desafios maiores na sua carreira. “O automobilismo é um esporte muito caro desde as suas categorias de base e essa temporada foi difícil para mim na parte de patrocínios. Por isso, esses 100 mil reais podem representar muito na hora de decidir onde e como correr em 2008”, avalia Douglas. Todos os vencedores da história da Seletiva conseguiram dar continuidade às suas carreiras. Danilo Dirani, campeão da primeira edição em 1999, chegou a integrar o programa de desenvolvimento de pilotos da equipe Honda de Fórmula 1. Sérgio Jimenez, vencedor em 2001, por exemplo, pôde estrear no ano seguinte na Fórmula Renault brasileira - onde foi campeão - e atualmente é o piloto do Team Brasil na A1 GP – a ‘Copa do Mundo’ do automobilismo. “Se você olhar o retrospecto, vai ver que praticamente todos os vencedores da Seletiva tiveram grandes oportunidades depois do título. Além do dinheiro, essa conquista representa um importante reconhecimento no currículo”, acrescenta Hiar.
Além de Douglas, outros cinco pilotos finalistas já deixaram ou estão em fase de transição do kart para o automobilismo. São eles: Rafael Suzuki (correu três etapas da Fórmula 3 Sul-Americana em 2007); César Ramos (piloto da Fórmula Renault Italiana); Felipe Guimarães (piloto da Fórmula 3 Sul-Americana); Gabriel Dias (que deixou o kart em 2007 e se prepara para estrear no automobilismo em 2008) e Alexandre Ruiz Filho (na mesma situação de Gabriel Dias). Os demais finalistas correram exclusivamente no kart neste ano e são: Alberto Cattucci; Dennis Dirani; João Paulo Gelain; João Horto; Alain Sisdeli; Igor Veras; Maximiliano Vivot (da Argentina) e Nicolas Cotignola (da Argentina).
“É um campeonato sem favoritos. Além de contar com pilotos muito experientes, é preciso ter uma boa dose de sorte para sair vencedor”, conclui Douglas lembrando o fato que na Seletiva, todos os karts são sorteados pela organização. Isso garante condições iguais de disputa para todos os competidores. Confira a lista de todos os vencedores da Seletiva desde 1999:
1999 – Danilo Dirani (SP)
2000 – Júlio Campos (PR)
2001 – Sérgio Jimenez (SP)
2002 – Rafael Daniel (SP)
2003 – Rafael Daniel (SP)
2004 – Rafael Daniel (SP)
2005 – Guilherme De Conto (PR), na Graduados A e Gabriel Dias (PR), Graduados B
2006 – Guilherme De Conto (PR), Graduados A e Felipe Guimarães (DF), Graduados B