publicidade
16/11/2006 09:40

Douglas Hiar vai para Tarumã em busca da vaga para a final da Seletiva Petrobras

Fonte: Extrabold Press - Ricardo Belussi


Foto: Fábio Oliveira


Há sete anos que a maior empresa estatal do país, a Petrobras, busca apoiar a modalidade base do automobilismo: o kart. Através da Seletiva de Kart, a petrolífera distribui desde 1999 prêmios em dinheiro com o objetivo de auxiliar o piloto na sua carreira. O crivo para participar da Seletiva é dos mais difíceis. Na categoria Graduados A, a principal do kart brasileiro, apenas 12 pilotos têm essa oportunidade. Eles asseguram suas vagas em provas classificatórias ao longo do ano em diversos estados do país e, como aconteceu em 2006, duas na Argentina. A última vaga disponível na final da Seletiva Petrobras deste ano será disputada no próximo sábado (18/11) na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, que abriga o Kartódromo de Tarumã. E é para lá que o paulista Douglas Hiar (Tx Wear/ RG518) viaja em busca da classificação. “Estive muito perto da vaga em pelo menos duas oportunidades este ano, mas não consegui. Agora é tudo ou nada para entrar nessa final”, diz Douglas, que tem apenas 16 anos e já participou da final da Seletiva – em 2005, pela categoria Graduados B.

 

Para se classificar, Hiar enfrenta mais um desafio na sua carreira. Estreante na categoria Graduados A, o piloto encara pela terceira vez na temporada uma pista desconhecida. Douglas nunca competiu na cidade gaúcha, cujo kartódromo fica dentro do mesmo complexo do autódromo de Tarumã, um dos mais famosos e lendários do país. Este não é, porém, um problema na opinião do piloto. “Esse ano eu me acostumei a competir em pistas desconhecidas. Foi assim no Pan-Americano, em Florianópolis; no Brasileiro de Kart em Itumbiara e na Copa do Mundo de Kart, na França”, lembra Douglas, remetendo às principais competições que disputou neste ano. “Acredito que em uma manhã de treino dá para conhecer bem a pista e, a partir daí, é só trabalhar no acerto do kart”, comenta o piloto.

 

A 12ª e última vaga da Seletiva de Kart Petrobras será dada dentro da Gerdau Cup, que será disputada neste sábado. A competição vai usar um sistema que fez sucesso no kart nacional em 2006: o dos motores sorteados. A organização do torneio vai cuidar da preparação e sorteio dos motores e escapamentos, o que garante grande equilíbrio nas disputas. Os pilotos vão correr duas baterias de 25 voltas valendo pontos – 11 para o vencedor; 9 para o segundo; 8 para o terceiro e assim até o décimo, que marca um ponto. Aquele que somar mais pontos nas duas provas é o vencedor da Gerdau Cup e o mais novo classificado para a final da Seletiva de Kart Petrobras. “O campeonato é parecido com a Copa Brasil de Kart, você precisa ir bem nas duas provas para garantir bons pontos e conseguir brigar pelo título”, ressalta o bicampeão brasileiro de kart, Douglas Hiar.

 

Caso conquiste a vaga neste sábado, Douglas viaja de Tarumã direto para a cidade de Curitiba no Paraná. É lá que, nos dias 22 e 23 de novembro, acontecerá a final da Seletiva de Kart Petrobras 2006. O vencedor da Graduados A será premiado com 74 mil reais e o segundo colocado, com oito mil. Os onze classificados até o momento são: Denis Navarro; Rafael Suzuki; Dennis Dirani; Guilherme De Conto; Leonardo Cordeiro; Fabiano Machado; Rafael Mendonça; Gabriel Dias; Carlitos Eduardo; Matias Milla e Nestor Girolami – estes dois últimos são pilotos argentinos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!