O estado do Paraná terá a maior delegação de pilotos na final da Seletiva de Kart Petrobras de 2012 - que será realizada nos dias 27 e 28 de novembro no Kartódromo MMoa, em Nova Odessa (SP). A fase classificatória para a decisão do prêmio de R$ 117 mil oferecido ao campeão deste ano terminou neste sábado (13) durante a Copa Brasil de Kart, em Farroupilha (RS). O evento classificou para grande final da Seletiva os paranaenses Gustavo Myasava e André Pedralli.
Assim como o piloto de Curitiba Gabriel Casagrande, a dupla da cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, vai defender o Estado contra representantes de diversas regiões do país. Também estão classificados para a decisão Jean Aguiar e Guilherme Salas (SP), Joaquim Junqueira (GO), Victor Fazekas (PE), João Vieira (TO), Olin Galli e Renato Júnior (RJ), Ítalo Leão (DF) e Ariel Varella (ES).
Amigos fora das pistas e adversários na mesma categoria desde o ano passado, Myasava e Pedralli lutarão para dar ao Paraná, e especialmente a Cascavel, mais um título do torneio que distribui a maior premiação do kartismo brasileiro. O Estado já teve como campeões Julio Campos, Jonathan Louis e Guilherme de Conto, que é natural de Cascavel e venceu por duas vezes a Seletiva.
"Para mim é uma alegria muito grande poder me classificar para a final no mesmo evento que o Gustavo (Myasava), já que somos amigos e também somos da mesma cidade. É a primeira vez que Cascavel tem dois finalistas na Seletiva de Kart Petrobras, e espero que um de nós possa voltar para casa com o título", declarou André Pedralli, que pela terceira vez consecutiva se classifica para a decisão do torneio.
Apesar da presença de finalistas de outros anos, a Seletiva de Kart Petrobras voltou a mostrar neste ano sua capacidade de renovação. Prova disso é a classificação de Myasava, piloto de 16 anos de idade que chegou à sua primeira final depois de vencer a Copa Brasil - superando diversos veteranos do kartismo brasileiro, entre eles o atual campeão da Seletiva, Felipe Guimarães (DF).
"Para mim é uma emoção muito grande chegar pela primeira vez à final, um objetivo que persigo já há dois anos", declarou o paranaense. "Cheguei a disputar corridas até mesmo no Maranhão para entrar no grupo de finalistas em outras temporadas, e neste ano deu tudo certo. Terminei a Copa Brasil como campeão, o que também significou a conquista de um título que persigo há seis anos, e consequentemente estou classificado para a final da Seletiva de Kart Petrobras. A segunda metade da temporada começou muito bem para mim", acrescentou Myasava.
Praticamente de ponta a ponta - Depois de liderar os treinos livres, mas perder a pole position para o fim de semana, Gustavo Myasava se recuperou na corrida que decidiu o título da Copa Brasil de Kart e venceu praticamente de ponta a ponta a etapa deste sábado em Farroupilha. Segundo no grid, ele assumiu a liderança ainda na primeira volta, aproveitando-se do incidente ocorrido entre André Nicastro e Felipe Guimarães, e logo abriu a vantagem de cerca de três segundo que lhe garantiu a vitória.
Este resultado, somado ao segundo lugar obtido no dia anterior - ele foi o terceiro na pista, mas herdou a posição de John Louis, desclassificado por questões técnicas -, deu a ele 20 pontos na classificação final da Copa Brasil. A segunda colocação ficou com Guimarães, que somou 18. André Pedralli foi o terceiro, com 15.
"Minha maior preocupação nesta prova foi o momento da largada, pois estava pelo lado de fora do grid e, na pista de Farroupilha, isso representa um desafio a mais para os pilotos durante a bandeira verde. Caí para terceiro no início da corrida, e soube me aproveitar do toque entre o André (Nicastro) e o Felipe (Guimarães) para assumir a ponta. Meu ritmo foi muito forte, mas não tive sossego. O André me perseguiu durante toda a prova, e só nas últimas três voltas é que consegui poupar um pouco o meu equipamento", declarou o campeão da Copa Brasil e 11º classificado para a final da Seletiva de Kart Petrobras de 2012.
Focado basicamente na conquista da vaga para a decisão do maior prêmio oferecido pelo kartismo brasileiro, André Pedralli garantiu a 12ª vaga para a final da Seletiva por ser o segundo piloto mais bem colocado entre os que efetivamente disputavam a vaga. Além de ter mais de 18 anos, o vice-campeão da Copa, Felipe Guimarães, já venceu a o torneio apoiado pela Petrobras e, por estes dois motivos, não pode mais disputar o prêmio.
"Acredito que para todos os pilotos que partiram em posições pares do grid, a largada foi o momento mais tenso da corrida. E para mim não foi diferente", disse Pedralli, o quarto no momento da bandeira verde. "Felizmente consegui manter minha colocação, e no final da corrida perdi um pouco de rendimento por um problema no freio. Mas, como o Johilton (Pavlak), meu principal adversário na disputa pela vaga, estava mais atrás, isso não chegou a comprometer minha passagem para a final da Seletiva", completou.
Pilotos de todo o país - A 14ª edição da Seletiva de Kart Petrobras cumpriu seu objetivo de incentivar a prática do kartismo de Norte a Sul do país. Com representantes de oito Estados brasileiros entre os doze finalistas, o torneio terá uma das finais mais democráticas desde sua criação, em 1999.
"Conseguimos boa abrangência territorial para a Seletiva de Kart Petrobras neste ano, com etapas classificatória realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Sul, e também com representantes de oito Estados brasileiros na grande final", disse Binho Carcasci, organizador e promotor do evento. "E estes são dois dos pontos fortes da Seletiva neste ano. Além disso, tivemos uma renovação interessante, que foi comprovada em Farroupilha. O campeão da Copa Brasil e nosso 11º finalista tem apenas 16 anos de idade e terminou a competição à frente de vários veteranos da categoria Graduados. Isso mostra que continuamos revelando novos talentos e construindo a base para um esporte a motor de qualidade", acrescentou Carcasci.
Veja abaixo a pontuação final do campeonato e a lista completa com os doze finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2012:
Campeonato
1) Gustavo Myasava, 20 pontos
2) Felipe Guimarães, 18
3) Adnré Pedralli, 15
4) Joaquim Junqueira, 11
5) Olin Galli, 9
6) André Nicastro, 8
7) Johilton Pavlak, 6
8) Victor Matzenbacker, 5
9) Caio Freire, 4
10) Rodrigo Piquet, 4
11) João Vieira, 3
12) João Vítor Ferreira, 3
13) Rafael Smaniotto, 2
14) Pedro Gomes, 2
15) Pedro Saderi, 1
16) Nicolas Gatto, 1
Finalistas 2012
Jean Aguiar (SP)
Joaquim Junqueira (GO)
Guilherme Salas (SP)
Victor Fazekas (PE)
João Vieira (TO)
Olin Galli (RJ)
ítalo Leão (DF)
Gabriel Casagrande (PR)
Renato Júnior (RJ)
Ariel Varella (ES)
Gustavo Myasava (PR)
André Pedralli (PR)