Mais uma final emocionante, muito equilibrada e envolvendo os 12 melhores kartistas da categoria Graduados em 2015 definiu no dia 4 de novembro os campeões da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras.
O paulista Vinícius Papareli, de 17 anos, faturou o título no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), com apenas quatro pontos de vantagem para o vice-campeão Gaetano Di Mauro (38,5 contra 34,5). O gaúcho Bruno Bertoncello terminou em terceiro (32 pontos). Para aumentar a tensão e emoção, a prova final ainda contou com chuva e foi encerrada com bandeira vermelha.
Vice-campeão em 2014, Papareli faturou o prêmio em dinheiro de 64 mil reais, Gaetano foi o melhor estreante e levou o Troféu Lubrax e a premiação de 5 mil reais. Além disso, os três primeiros participarão de um programa de orientação, que inclui uma série de ações, entre elas teste em um simulador de Fórmula 1 na Europa, treinos com a equipe Koiranen GP da Fórmula Renault Europeia, participação no Mitsubishi Racing Experience com Ingo Hoffmann no Brasil, treino físico e mental com Nuno Cobra Júnior, entre outros.
Papareli, que já havia terminado o primeiro dia da decisão na frente, na terça-feira (3), não deu chances aos adversários nas baterias finais e fez duas corridas perfeitas. Apesar de ser o mais velho dos selecionados, Di Mauro, de 18 anos, disputou sua primeira final e elogiou o nível da competição. Fechando os três premiados de 2015, Bertoncello lamentou não ter chegado ao título em sua terceira final da Seletiva de Kart Petrobras, mas lembrou que ainda pode tentar novamente em 2016.
Confira um pequeno resumo das atividades e o balanço final e avaliação de Binho Carcasci, promotor do evento: