Depois de passar por diversos campeonatos regionais de todo o país, a Seletiva de Kart Petrobras prepara-se para a sua grande final. A organização do evento divulgou esta semana a programação e regulamento da decisão, que acontecerá nos dias 29 e 30 no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), a mesma pista que recebeu a primeira final, em 1991.
A Granja, por sinal, volta ser sede de uma edição histórica, já que a Seletiva Petrobras comemora os 15 anos de um dos projetos mais consolidados do esporte a motor nacional e que distribui a maior premiação do kartismo no Brasil (123 mil reais para o campeão).
Ao todo 12 pilotos foram selecionados ao longo do ano em competições realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão e Santa Catarina, e farão a final, mesclando duas gerações muito fortes e vencedoras nas categorias Graduados e Júnior do kartismo atual. São eles os paulistas Vitor Baptista, Vinícius Papareli e Pietro Rimbano, os gaúchos Bruno Bertoncello e Matheus Leist, os cariocas Renato Júnior e Olin Galli, o mineiro Paulo Victor, o brasiliense Pedro Cardoso, o pernambucano Nano Monteiro, o goiano Joaquim Junqueira e o tocantinense Marcos Vieira.
Com um regulamento feito especialmente para a final da competição e que pode ser conhecido no site oficial (www.seletivadekartpetrobras.com.br), a Seletiva abre a sua programação de pista na terça, dia 29, às 9h45, com o warm up. Às 10h15, 13 horas e 15 horas acontecerão as tomadas de tempo. As provas serão na quarta-feira, dia 30, e terão início às 10 horas.
Os organizadores da Seletiva têm uma grande preocupação e cuidado para que todos os pilotos tenham condições iguais na disputa final e o regulamento é feito para que o talento possa aparecer. Uma das provas disto é o formato das tomadas de tempo.
Na primeira e terceira tomada de tempos são formados seis grupos de dois pilotos cada. Todos os grupos utilizarão os mesmos karts, sendo permitidas apenas as mudanças necessárias para adaptação de cada piloto. A primeira sessão será de cinco minutos. Todas as voltas serão cronometradas e para efeito de pontuação será considerado o melhor tempo de cada piloto.
A segunda tomada será realizada em uma única volta cronometrada, podendo o piloto percorrer mais duas voltas, a primeira para aquecimento e a última para desaceleração. O tempo na volta cronometrada valerá para a pontuação. Todos utilizarão o mesmo kart e serão permitidos apenas os ajustes para adaptação de cada piloto.
A última sessão classificatória será realizada em seis voltas cronometradas e, para efeito de pontuação, será considerada a soma de tempo para percorrer todas as voltas.
"Criamos um regulamento para a final da Seletiva que possa revelar talentos, sem interferência da parte econômica e, consequentemente, da parte técnica. Então, a gente dá todo o equipamento, que asseguramos ser igual para todo mundo, com as menores diferenças possíveis, que não interfiram no resultado final. Dentro disso, fomos criando fórmulas para o talento aparecer. Dentro da nossa experiência, sabemos de algumas características que mostram se o piloto é bom ou não. Foi o que a gente fez, especialmente com as tomadas de tempos. Na de uma volta ele vai ter que mostrar o quanto que é frio para fazer aquela volta sem errar, porque, se errar, aqueles pontos vão fazer falta. Na outra, o piloto dá seis voltas seguidas e tem que mostrar que é constante. Na outra, anda cinco minutos e pode parar nos boxes uma vez, se quiser, para ajustar o kart: tem que ter algum conhecimento técnico para ajustar, ou, se ele achar que está muito bom, tem que, naquele momento, usar o melhor do pneu, porque é a hora em que sai com o pneu zero. O piloto talentoso vai aparecer", explica Binho Carcasci, promotor da Seletiva.
Na quarta-feira (30), os pilotos terão as duas baterias eliminatórias e as duas baterias finais, também com pontuações e regras bem definidas. O campeão da Seletiva de Kart Petrobras será o piloto que ao final das três sessões de tomadas de tempo, das provas eliminatórias e das baterias finais houver obtido o maior número de pontos. O campeão receberá o prêmio de 123 mil reais, como forma de apoio à continuidade de sua carreira. O vice-campeão ganha 8,5 mil reis e o terceiro colocado leva 3,7 mil reais.
Na disputa da final os pilotos utilizarão o mesmo chassi, da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento -, pneus, motores e combustível iguais. Os testes com os motores para a decisão já foram finalizados para que todos os pilotos tenham as mesmas condições e que o título fique com o competidor mais talentoso de 2013.
Confira a programação da final da Seletiva de Kart Petrobras:
Terça-feira, dia 29
8h30 - Apresentação dos pilotos no kartódromo
9h00 - Pesagem dos pilotos
9h30 - Briefing e foto oficial
9h45 - Warm Up
10h15 - Início da 1ª Tomada de tempo
13h00 - Início da 2ª Tomada de tempo
15h00 - Início da 3ª Tomada de tempo
Quarta, dia 30
8h30 - Apresentação dos pilotos no kartódromo
8h45 - Briefing
9h00 - Warm Up
10h00 - Início das corridas
17h00 - Pódio