Gabriel Tojal tem presença garantida na Copa Sorriso Campeão
Fonte: Rafael Durante
Compartilhe
O autódromo de Interlagos, em São Paulo, é um dos poucos do mundo em que se corre no sentido anti-horário. Já o kartódromo da cidade, que fica colado ao circuito principal, não segue esse padrão tem sua primeira curva (que leva os pilotos em direção à temida Esplanada) para a direita. Desde o ano passado, no entanto, os organizadores da Copa Petrobras Sorriso Campeão e da Seletiva Petrobras de Kart resolveram inovar e inverteram do traçado, deixando-o mais parecido com o do “circuito-mãe”, localizado do outro lado do muro do Kartódromo Ayrton Senna.
A idéia deu tão certo e foi tão bem-recebida pelos pilotos que foi repetida neste ano, e por isso a 3ª edição da Copa Petrobras, marcada para este domingo (13), manterá a alteração proposta em 2004. “Para mim isso representará correr em uma nova pista, porque ainda não conheço o traçado invertido. É como se estivéssemos indo para outra cidade disputar a competição, porque até a paisagem vai ser diferente. Na reta dos boxes olhávamos para a esquerda e víamos o muro. Agora veremos a saída da Curva da Balança, que é uma das principais do circuito”, disse o atual campeão Paulista e campeão Paulista Light, Gabriel Tojal (Agecom). Então com 13 anos de idade, ele era piloto da categoria Júnior quando a Copa Sorriso utilizou pela primeira o traçado invertido de Interlagos e não participou do evento. A competição teve apenas corridas das categorias Biland, Biland Jr. Novatos, Graduados (A e B) e Cadete.
Promovido neste ano para a Graduados B, Gabriel Tojal chega como um dos favoritos à vitória e a uma das duas vagas disponíveis para a fase final da Seletiva Petrobras – que neste ano terá uma disputa exclusiva para os pilotos da Graduados B: a final terá seis pilotos e será realizada em Brasília no mês de dezembro, valendo um prêmio de R$ 18 mil. “Estou me adaptando rapidamente ao kart da Graduados, que é mais rápido e bem diferente do equipamento que usei nos dois últimos anos, quando corri na Júnior”, disse Tojal. “Mas, como teremos um circuito desconhecido pela frente, tenho consciência das dificuldades que vou enfrentar”, completou o piloto.
Apesar de treinos livres para a Copa Sorriso Campeão terem sido realizados durante toda a semana em Interlagos, os pilotos ainda não puderam usar a pista invertida. Essa opção estará disponível apenas no treino deste sábado. “No ano passado o pessoal não teve muito como se preparar, porque a pista só foi invertida durante a programação oficial. Neste ano, com a programação toda condensada no domingo, teremos o sábado para explorar os segredo dessa nova pista”, completou o piloto da Agecom Produtos de Petróleo.
A programação oficial da 3ª Copa Sorriso Campeão prevê a realização de todas as atividades de pista no domingo. O warm-up e os treinos classificatórios (em sessões de dez minutos), serão realizados entre 8h00 e 12h20. As corridas começam as 12h30.
Esse website utiliza cookies próprios e de terceiros além de outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.Prosseguir