A única etapa da Seletiva de Kart Petrobras no Nordeste, que será disputada em Imperatriz (MA), está marcada apenas para o início de setembro, mas os pilotos e a federação local fazem questão de pensar com quase três meses de antecedência. Tanto que organizaram um evento de preparação para a corrida classificatória, envolvendo pilotos de Belém (PA), Marabá (PA), Imperatriz (MA), São Luís (MA) e Palmas (TO), os pólos mais fortes do kartismo na região. O objetivo é fortalecer a modalidade e ao mesmo tempo dar aos competidores a chance de conhecer o propulsor que será utilizado na prova do segundo semestre, que definirá dois classificados para a decisão da Seletiva de Kart Petrobras.
Neste ano, para as etapas Sul e Norte/Nordeste, a Seletiva de Kart Petrobras adotou o sistema de motores sorteados, com as metas de reduzir os custos e garantir igualdade de condições aos concorrentes. O propulsor escolhido foi o Fireball. Por se tratar de um equipamento novo no Brasil, a maior parte dos garotos convidados para o evento em Imperatriz ainda não teve a oportunidade de experimentá-lo, o que pode fazer a diferença no momento de disputar as duas vagas que estarão disponíveis em setembro. “É uma espécie de Open para a Seletiva, com três dias de treinos e possivelmente uma corrida para dar experiência aos candidatos e despertar neles a vontade de voltar aqui”.
A frase é do presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, Giovanni Guerra, que fará a supervisão do evento, organizado pelo Clube de Kart da Região Tocantina. “Estamos muito felizes de proporcionar esta chance aos pilotos daqui ao lado da Seletiva. É única oportunidade que eles têm de alcançar projeção nacional e, principalmente, disputar um prêmio que pode ser fundamental para a carreira”, afirma. O vencedor da Seletiva de Kart Petrobras receberá R$ 100 mil. A etapa de Imperatriz foi planejada com a reserva de uma das vagas exclusivamente para os pilotos locais.
“Como o número de corridas classificatórias diminuiu nesta temporada, alguns pilotos de fora da região, principalmente aqui do Sudeste, devem tentar garantir lugar na decisão na prova de Imperatriz. Então, decidimos que uma das vagas só poderá ser preenchida por competidores do Norte/Nordeste. A outra estará liberada para concorrentes de qualquer Estado. É uma forma de garantir que o investimento e os esforço dos pilotos locais será recompensado”, revela Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras, que elogiou a iniciativa do evento de preparação deste fim de semana.