No próximo dia 11 serão selecionados os três últimos finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2014. O evento, que está em sua 16ª edição e distribui a maior premiação do kartismo no país, é patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora. A quarta etapa classificatória acontecerá junto com a Copa Brasil em Itumbiara (GO). Os melhores pilotos do país estarão na briga para fazer parte da final do evento, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.
A edição deste ano da Seletiva de Kart Petrobras já conta com nove finalistas selecionados nas etapas de Aldeia da Serra (SP), Itu (SP) e São Luís (MA). E a briga promete ser grande em Itumbiara. Entre os pilotos no grid da Graduados, que brigarão pelas vagas, estão o paulista Giuliano Raucci, campeão brasileiro da categoria Júnior no ano passado e 6º colocado no mundial de kart; o gaúcho Matheus Leist, vice-campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2013; o goiano Joaquim Junqueira, campeão goiano de kart e duas vezes finalista da Seletiva (2012 e 2013); o gaúcho Bruno Bertoncello, também finalista no ano passado, além de outros fortes nomes.
A programação para a última etapa classificatória terá início na quarta-feira (dia 8) com os treinos oficiais. Na quinta (9), será realizada a tomada de tempo e, na sexta-feira (10), já acontecem a 1ª e a 2ª baterias classificatórias. No sábado, a disputa final terá início a partir das 13 horas. Nas baterias classificatórias, os pilotos serão divididos em grupos e, pelas posições de chegada, receberão uma pontuação. Os 28 melhores nesta pontuação seguem para a disputa final, que terá 25 voltas.
"Chegamos à etapa que irá definir todos os finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2014. Teremos pilotos do Brasil inteiro e é muito legal ver o esforço de todos eles para tentar conquistar uma das três vagas remanescentes, o que vai tornar essa briga muito mais intensa. Esperamos ver uma grande corrida e certamente os três selecionados nessa etapa estarão em um nível altíssimo para competir com os demais finalistas", comenta Binho Carcasci, organizador e promotor da Seletiva.
Os três pilotos melhores colocados na Copa Brasil, que tiverem entre 15 e 18 anos e não forem campeões de edições passadas da Seletiva de Kart Petrobras, se juntarão aos pilotos já selecionados, Vinícius Papareli (SP), Victor Matzenbacker (RS), Vitor Baptista (SP), Zaiya Fontana (RJ), Renato Junior (RJ), Mauro Auricchio (SP), Yurik Carvalho (SP), Matheus Iorio (SP) e Pietro Rimbano (SP).
Confira a programação para a etapa classificatória em Itumbiara:
Quarta-feira, dia 8
13h46 às 14h06 - 1º Treino Oficial
16h04 às 16h24 - 2º Treino Oficial
Quinta-feira, dia 9
13h56 às 14h21 - 3º Treino Oficial
16h00 - Início Tomada de Tempo
Sexta-feira, dia 10
13h20 às 13h27 - Warm-Up da Categoria Graduados
15h15 - Início da 1ª Bateria Classificatória
Na Sequência - Início da 2ª Bateria Classificatória
Sábado, dia 11
11h50 às11h57 - Warm up
13h00 - Final
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.
Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.