Atual campeão da Seletiva Petrobras de Kart, o paranaense Jonathan Louis (Pincelli / Raceland / Birel / Bisa / Nicrom / Plascon – Plásticos Concórdia / Levyplast) conquistou no fim de semana a vaga para mais uma final da Seletiva. A vaga foi garantida na abertura da Copa São Paulo Light RBC, realizada no kartódromo de Aldeia da Serra (SP).
O kartódromo de Aldeia da Serra foi o placo da Copa Petrobras Sorriso Campeão. A prova serviu para classificar pilotos para a final da Seletiva Petrobras de Kart, além de oferecer planos odontológicos para a família dos mecânicos. Ao todo 22 pilotos alinharam no grid buscando duas vagas. O piloto de Curitiba Jonathan Louis era um deles que perseguia a segunda classificação para defender o título conquistado no ano passado quando tinha apenas 14 anos. Ele se tornou o mais jovem piloto a vencer a final da Seletiva Petrobras de Kart.
John não começou bem. Com dificuldades para acertar o carburador ele conseguiu apenas o 12º tempo na tomada de tempo, largando na sexta fila. Após a largada, num enrosco com alguns adversários, ele caiu para 17º. Mesmo assim conseguiu se recuperar e após lutar muito, ele cruzou a linha de chegada em quinto lugar. Apesar da recuperação Jonathan não conseguiu a vaga nesta prova, mas havia mais uma chance. E foi na abertura da Copa São Paulo Light, na categoria Graduados que veio a classificação.
Após a Copa Petrobras Sorriso Campeão, chegou o momento dos pilotos da Graduados entraram na pista para encerrar as atividades da primeira etapa da Copa São Paulo Light RBC. Na tomada de tempo, após trocar o carburador, o equipamento de Jonathan melhorou muito. Tanto que ele fez o segundo melhor tempo e largou na primeira fila. Com um kart bem acertado, pulou para primeiro posto e abriu boa vantagem dos demais concorrentes até a metade da prova. Na segunda metade ele chegou a sofrer pressão. Como Jonathan sabia que o concorrente atrás dele já tinha a vaga garantida na final da Seletiva Petrobras de Kart, Louis preferiu fazer uma corrida de cabeça e não ofereceu resistência preferindo o segundo lugar e a vaga para a final da Seletiva. “Foi uma boa prova. Melhorei muito o equipamento para a segunda corrida e garanti a vaga para a final da Seletiva. Quando percebi que quem estava atrás de mim já estava com a vaga garantida preferi o segundo lugar e me garantir na final para defender o título conquistado no ano passado”, comentou.
Os três primeiros que garantiram vaga para a grande final da Seletiva Petrobras de Kart foram Jonathan Louis, Guilherme Salas e Victor Franzoni.