Mais duas corridas emocionantes marcaram neste sábado (dia 20) a decisão da 3ª edição do GP Lubrax, válido como 2ª etapa da temporada 2013 da Seletiva de Kart Petrobras e que aconteceu junto com a 3ª etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, em Cotia (SP).
O carioca André Nicastro, que venceu a corrida 1 na sexta (19), faturou mais duas e ficou com o título do GP Lubrax. O piloto, que já havia vencido a Copa Petrobras Sorriso Campeão em março, no kartódromo Aldeia da Serra, levou o prêmio de 800 reais. Mas, pelos critérios da Seletiva, que só permite pilotos entre 14 e 18 anos na final, o campeão não pôde concorrer à vaga.
Os selecionados foram o gaúcho Matheus Leist, segundo colocado no GP Lubrax, e o paulista Vinícius Papareli, terceiro no evento. Os dois estrearam com o pé direito em uma etapa da Seletiva e se juntam aos três pilotos classificados em Aldeia da Serra: Vitor Baptista, Bruno Bertoncello e Renato Silveira Jr. Restam ainda sete vagas e o próximo classificado será conhecido no dia 29 de junho em Belo Horizonte, durante a 4ª etapa do Campeonato Mineiro.
"Foi um final de semana quase perfeito. Um começo de ano excelente. Ganhei a Copa Petrobras Sorriso Campeão na primeira etapa e o GP Lubrax agora. Estou muito feliz em poder andar na frente com essa molecada nova, que está buscando a carreira pra chegar um dia na F-1 e feliz por poder continuar vencendo", comentou Nicastro.
"Infelizmente, hoje, o automobilismo é pra poucos. Então, queria parabenizar toda a organização que está enxergando uma oportunidade no esporte. A Seletiva é o celeiro do automobilismo no Brasil e tomara que isso possa servir de exemplo para atrair mais patrocínios e, assim, descobrirmos novos pilotos", concluiu o veterano.
Leist, que além da vaga faturou 600 reais em prêmio, falou sobre a importância deste incentivo do projeto, já que a Seletiva distribui na sua final a maior premiação do kartismo nacional.
"Foi um final de semana difícil, mas ao mesmo tempo foi bom. Fiz a pole. Estava bem rápido nos treinos e felizmente tivemos um bom resultado. A primeira bateria não foi muito boa, tivemos um problema de motor, mas já na segunda consegui terminar em terceiro e, agora, terminei em segundo conquistando a vaga - que era o meu objetivo no final de semana", declarou o piloto de Novo Hamburgo (RS). "É muito importante ter o incentivo do prêmio, justamente para ajudar no próximo passo que é a fórmula, então se eu ganhar esse dinheiro eu vou investir na minha carreira", afirmou.
Papareli também avaliou a conquista da vaga e dos 500 reais em prêmios. "O final de semana foi legal. Nos treinos eu estava indo bem, mas nas corridas o meu kart deixou um pouco a desejar - ele não rendeu tudo o que a gente esperava. Mas o importante é que a vaga foi garantida. Eu estava esperando por isso desde o começo do ano. Agora tenho que pesquisar os adversários. Vou participar de todos os campeonatos que eu puder até o final do ano para estar bem preparado pra final", ressaltou.
O GP Lubrax contou com três provas e foi definido pela soma dos pontos nas baterias. As duas primeiras tiveram peso 1 e a última corrida peso 1,5. Nicastro venceu as três e somou 87,5 pontos. Leist, que largou na pole na corrida 1, ficou em oitavo, terceiro e segundo, respectivamente nas provas (54 pontos). Papareli conquistou um sexto, um quinto e um quarto lugares (43 pontos). O paulista Pietro Rimbano, que havia sido o melhor entre os selecionáveis na sexta-feira, acabou tendo problemas e ficou sem a vaga na Granja Viana.
Luís Fernando Meinicke, Gerente de Planejamento de Comunicação da Petrobras Distribuidora, prestigiou o evento e também comentou sobre a criação do GP Lubrax e sua importância dentro da Seletiva. "São oportunidades que fomos identificando ao longo destes 15 anos. Primeiro, criamos a Copa Petrobras Sorriso Campeão, que marca a abertura da temporada, e há três anos vimos a oportunidade de criar um evento intermediário, que também fosse esperado pelos pilotos, por sua grande disputa e premiação. Além disso, expomos a marca Lubrax, que é sinônimo de excelência em tecnologia de lubrificação e está presente nos principais eventos automobilísticos do Brasil", declarou o executivo, que também elogiou o nível das disputas nas provas. "Foi sensacional. Fico muito satisfeito em ver a felicidade dos pilotos, não só os que ganham, mas os que conseguem as vagas, o que também é uma vitória", completou.
Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras e idealizador do projeto, também comemorou mais uma etapa especial. "O objetivo da Seletiva é poder dar novas oportunidades a estes pilotos que estão começando suas carreiras e é muito gratificante ver dois pilotos estreando no evento e já conquistando suas vagas. Já temos cinco selecionados muito fortes e agora vamos para outros estados do Brasil, levando a Seletiva até os principais eventos regionais e dando a chance de mais pilotos lutarem pelo título", finalizou Carcasci.
Veja os 10 primeiros nas provas deste sábado na Granja Viana:
Corrida 2
1º) André Nicastro, 17min47s984 - 25 voltas
2º) Renato Jr., a 5s905
3º) Matheus Leist, a 7s280
4º) Antonio Furlan, a 13s193
5º) Vinicius Papareli, a 16s060
6º) Pedro Cardoso, a 16s360
7º) Paulo Vitor, a 20s786
8º) Jean Aguiar, a 21s197
9º) Ariel Varella, a 9 voltas
10º) Yurik Caarvalho, a 14 voltas
Corrida 3
1º) André Nicastro, 19min20s351 - 27 voltas
2º) Matheus Leist, a 5s851
3º) Bruno Bertoncelo, a 13s281
4º) Vinícius Papareli, a 14s705
5º) Guilherme Salas, a 15s177
6º) João Vieira, a 22s282
7º) Jean Aguiar, a 24s705
8º) Pedro Cardoso, a 1 volta
9º) Antônio Furlan, a 7 voltas
10º) Alain Sisdeli, a 7 voltas
Os seis primeiros no GP Lubrax:
1º) André Nicastro - 87,5 pontos
2º) Matheus Leist - 54
3º) Vinícius Papareli - 43
5º) João Vieira - 37
6º) Bruno Bertoncelo e Renato Jr. – 36
Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)