publicidade
15/12/2005 10:59

Leonardo Cordeiro ficou em terceiro na decisão da Graduados B na Seletiva Petrobras

Fonte: Extrabold Press - Ricardo Belussi


Seis dos melhores pilotos da categoria Graduados B do kart estiveram nesta terça-feira (13) em Brasília – DF – para a final da Seletiva de Kart Petrobras. O evento é realizado há seis anos para os pilotos da categoria Graduados A e em 2005 foi aberto aos da Graduados B. Seu grande destaque é o prêmio dado ao vencedor, que deve ser usado como patrocínio na temporada seguinte. Entre os finalistas da Graduados B, esteve o vale-paraibano Leonardo Cordeiro (Mahle / Conexão FGV / Minóica Global Logistics / Lecor Sporting / Página Comunicação), que foi o primeiro a se classificar para essa final – ainda no mês de fevereiro, quando venceu a Copa Petrobras Sorriso Campeão, em São Paulo. Com karts exatamente iguais – equalizados pela organização do evento – os pilotos podem mexer apenas em alguns detalhes, como a posição do banco, volante e pedaleiras; além da largura dos eixos dianteiro e traseiro. Todos foram equipados com chassis Birel e motor Biland, de 4 tempos e 250cc.

Na grande final, disputada no Kartódromo do Guará, na capital federal, os pilotos disputaram duas tomadas de tempo e duas corridas. Na primeira tomada, foram divididos em duplas e cada uma teve cinco minutos para tentar seu melhor tempo. Em seguida, os pilotos trocaram de kart com a sua dupla e voltaram para mais cinco minutos de tomada. O resultado final foi a soma das duas melhores voltas – uma em cada kart. Na segunda tomada, novas duplas foram sorteadas e cada piloto teve seis voltas na pista – valendo a soma dos tempos como resultado final. “Essa parte foi mais complicada, porque não encontrei uma regulagem de chassi adequada”, contou Leonardo Cordeiro.

Com o tempo instável em Brasília, a primeira prova foi disputada com pista úmida. Leonardo Cordeiro fez uma excelente apresentação ao largar em sexto e terminar a prova na segunda posição. Largando nessa posição na bateria final, Leonardo liderou algumas voltas da prova até ser ultrapassado pelo paranaense Gabriel Dias. A partir daí, começou a perder rendimento no seu motor e caiu para a quarta colocação, atrás de Guilherme Camilo e Fabiano Machado. “Minha primeira corrida foi muito boa, consegui tirar o máximo do kart na pista escorregadia”, comentou o vice-campeão Brasileiro da Graduados B. “Vinha bem na segunda corrida também, mas o motor começou a perder rendimento nas voltas finais”, completou.

 

Como cada fase da Seletiva de Kart Petrobras tem uma pontuação, fica com o título o piloto que soma mais pontos. Dessa maneira, o vencedor da Seletiva foi Gabriel Dias que conquistou 26 pontos. Leonardo Cordeiro ficou em terceiro lugar, com 14 pontos. “Aprendi muita coisa aqui. O torneio é bem difícil, porque você tem um novo kart cada vez que vai para a pista (os karts são sorteados a cada etapa do evento), então tem que tomar muito cuidado no acerto”, analisou Cordeiro que em 2006 vai competir na Graduados A, a principal categoria do kart brasileiro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!