Começamos a chegar na fase de decisões e agora a pouco foram encerradas as disputas da 2ª eliminatória, que classificaram automaticamente dois pilotos para a próxima fase e levaram outros três à repescagem em cada grupo.
Na primeira, a do Grupo 5, formado por Pietro Rimbano, Yurik Carvalho, Victor Matzenbacker, Matheus Leist e Vitor Baptista, o primeiro líder foi Leist, que manteve-se na ponta por poucas voltas. Logo Rimbano assumiu a ponta, mas sempre seguido de perto por Leist e por Baptista.
Yurik Carvalho, que ficou para trás na largada, conseguiu se recuperar bem e logo ultrapassou o 4º colocado, Matzenbacker, que terminaria longe dos quatro que brigavam pela ponta. Enquanto Yurik tentava a aproximação, Baptista já compunha o primeiro pelotão, que, entretanto, terminou a prova de maneira conservadora, sem ataques, com vitória de Rimbano.
Assim, Rimbano e Leist passam à frente, enquanto que Baptista, Yurik e Matzenbacker vão para a repescagem.
Na corrida seguinte, a do Grupo 4, Vinícius Papareli, Mauro Auricchio, Zaiya Fontana, Bruno Bertoncello e Renato Júnior trataram de lutar por duas vagas nas finais. Na largada, um pouco tumultuada, houve completa mudança e Papareli e Auricchio perdiam as duas primeiras posições para Renato Júnior e Zaiya, enquanto Bertoncello ficava em último.
A partir daí, com exceção de uma tentativa frustrada de Auricchio, que o fez cair para último, não aconteceram mudanças de posição, apenas aproximações na tentativa de conquistar postos para fugir da repescagem.
Depois de tudo isto, Baptista, Bertoncello, Yurik, Auricchio e Matzenbacker vão para a repescagem, da qual apenas o vencedor passa às finais. E Renato Júnior, Rimbano, Zaiya, Leist já se garantiram nas finais, acrescidos de Papareli, que por ter somado o maior número de pontos entre os "repescados", garantiu vaga direta na decisão.
Por fim, Pietro Rimbano assumiu a liderança isolada, dois pontos à frente de Papareli.
Como última informação, a organização decidiu que as duas provas finais serão reduzidas a 16 voltas ao invés das 22 inicialmente previstas. A decisão parte do forte calor na região - o asfalto está com 51° -, que certamente causaria problemas nos pneus.
Confira os resultados:
G5
1 Pietro Rimbano (SP) - 18 voltas - 13:21.659
2 Matheus Leist (RS) - a 0.689
3 Vitor Baptista (SP) - a 1.169
4 Yurik Carvalho (SP) - a 1.872
5 Victor Matzenbacker (RS) - a 9.286
G4
1 Renato Júnior (RJ) - 18 voltas - 13:20.492
2 Zaiya Fontana (RJ) - a 1.930
3 Vinicius Papareli (SP) - a 2.385
4 Bruno Bertoncello (RS) - a 3.587
5 Mauro Auricchio (SP) - a 3 voltas
Veja como fica a pontuação:
1 Pietro Rimbano - 27
2 Vinícius Papareli - 25
3 Mauro Auricchio - 19
4 Yurik Carvalho, Matheus Leist, Renato Júnior - 17
7 Vitor Baptista e Zaiya Fontana - 16
9 Bruno Bertoncello - 13
10 Matheus Iorio (E) - 12
11 Kim Junqueira (E) e Victor Matzenbacker - 10
E = Eliminado