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06/11/2012 14:49

Motores da final da Seletiva Petrobras passaram por testes na Granja com Dennis Dirani

Fonte: Inova Comunicação


Foto: Nei Tessari

Dennis Dirani


Os motores que serão usados pelos 12 finalistas na decisão da Seletiva de Kart Petrobras 2012 já começaram a roncar, literalmente. Na última segunda-feira (5), os dez propulsores que serão levados à final em Nova Odessa (SP) passaram por uma bateria de testes comandada pelo piloto Dennis Dirani, tetracampeão brasileiro da modalidade e representante oficial da Birel Sudam - fábrica que fornece os chassis usados pela Seletiva em sua decisão. Os testes de equalização aconteceram no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo.

Esta foi a segunda das três fases de preparação do equipamento que os organizadores da Seletiva fazem antes da final. Os motores Biland SA 250, de quatro tempos de ciclo, são usados exclusivamente na decisão do prêmio - que este ano será de R$ 117 mil para o vencedor da competição. Por isso, durante o ano, todo o lote de motores passa por revisões periódicas que compreendem a primeira fase de preparação para a final.

Neste segundo estágio, completado na Granja Viana, os motores são testados e equalizados na pista. E a última fase é quando o conjunto todo da final (motor e chassi) é montado na véspera do evento para o último shakedown - que também serve para definir o traçado em que será disputado o prêmio.

"Esta fase de testes na pista é importante para a gente verificar se tudo está funcionando corretamente nos motores e deixá-los equalizados. Como temos ainda cerca de três semanas até a Final, é tempo suficiente, também, para ajustar alguma coisa se forem detectados problemas. Não foi o caso deste ano, em que todos os motores se comportaram bem no teste e estão prontos para a final", comentou Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras, que também falou da escolha de Dennis Dirani, finalista da Seletiva em 2005, 2006 e 2007, para este trabalho.

"Normalmente o shakedown dos motores é feito pelo Paulo Carcasci, que é responsável por toda a parte técnica da Seletiva. Neste ano, por conta de compromissos profissionais, ele não pôde comparecer ao teste. Então, chamei o Dennis, que além de um piloto gabaritado para esse tipo de avaliação, também representa a Birel Sudam, que é parceira da Seletiva", disse.

Todo o equipamento usado pelos finalistas da Seletiva de Kart Petrobras visa o máximo equilíbrio do ponto de vista técnico. Os chassis Birel são produzidos exclusivamente para a final e entregues para a organização do evento poucos dias antes da decisão. Os motores Biland completam essa equalização com uma configuração de quatro tempos de ciclo, dois cilindros e cerca de 30 cavalos de potência. Todos eles abastecidos com gasolina Petrobras Podium e lubrificantes Lubrax.

"Na final é o talento pessoal e a capacidade de ‘ler’ o andamento das provas e a condição da pista que vão fazer a diferença para os pilotos. Por isso nós tomamos todo o cuidado para que os karts estejam equalizados ao máximo", ressalta Binho Carcasci, que atenta para uma curiosidade: "Apesar de serem 12 finalistas, nós levamos apenas 10 motores para a final. Isso porque em nenhum momento da decisão nós temos mais de seis karts ao mesmo tempo na pista. Assim podemos ter equipamento de reserva e, também, fazer um rodízio entre os motores para que eles estejam sempre com a mesma quilometragem percorrida", finalizou o promotor.

A decisão da Seletiva de Kart Petrobras 2012 será nos dias 27 e 28 de novembro no recém-inaugurado Kartódromo MMoa, em Nova Odessa, no interior de São Paulo.

Confira a lista dos pilotos que concorrem ao prêmio deste ano e uma ficha técnica do motor usado na final.
Finalistas - Seletiva de Kart Petrobras 2012
Jean Aguiar (SP)
Joaquim Junqueira (GO)
Guilherme Salas (SP)
Victor Fazekas (PE)
João Vieira (TO)
Olin Galli (RJ)
ítalo Leão (DF)
Gabriel Casagrande (PR)
Renato Júnior (RJ)
Ariel Varella (ES)
Gustavo Myasava (PR)
André Pedralli (PR)

Ficha técnica - Motor Biland SA 250
Tipo do motor: Bicilíndrico de quatro tempos de ciclo
Capacidade cúbica: 248.35 cc
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência: 30 cv a 9.500 rpm
Torque: 25 Nm a 7.000 rpm
Limite de rotação: 13.500 rpm
Peso: 15 kg (incluindo ignição e carburador)

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