Por ser disputada no mês de fevereiro, quase sempre como a abertura da temporada do kartismo brasileiro, a Copa Petrobras Sorriso Campeão ganhou como tradição o encontro nas pistas entre os garotos que estão chegando das categorias de base e aqueles já estabelecidos no degrau decisivo da modalidade, a chamada categoria Graduados. Não será diferente em 2010.
A prova, que será disputada no próximo sábado (27) no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP), terá a presença de garotos mais experientes, como Douglas Hiar, que aos 19 anos de idade conta com um currículo extenso não apenas no kartismo, mas até mesmo com passagens pelo automobilismo: fez uma temporada na Fórmula 3 Sul-Americana.
Ao mesmo tempo, recebe de braços abertos a molecada que acaba de dar mais um passo na carreira, a molecada da Junior. É o caso de Victor Franzoni, que até aqui conquistou tudo o que podia nas divisões de base, incluindo aí Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e Copa Brasil.
Mesmo com trajetórias tão diferentes, todos os inscritos para a corrida têm o mesmo objetivo: garantir uma das duas vagas disponíveis na final da Seletiva de Kart Petrobras. A Copa Petrobras Sorriso Campeão é a primeira etapa classificatória para a decisão do evento, que neste ano vai oferecer ao campeão um prêmio de R$ 105 mil.
Douglas Hiar e Victor Franzoni terão a companhia de outros nomes fortes como Fernando Resende Filho, outro que já fez sua estreia no automobilismo, disputando o torneio internacional de Fórmula 3 em Interlagos no início do ano, Vinícius Perdigão, que já foi finalista da Seletiva de Kart Petrobras, e André Pedralli, que chega da Júnior.
Isso para ficar apenas em alguns dos nomes já confirmados. Se entre eles a disputa já promete ser das mais interessantes, imagine colocando nesta briga o atual campeão da Seletiva de Kart Petrobras, o paranaense Jonathan Louis. Mesmo com estreia garantida no automobilismo neste ano, na Fórmula Future, ele tentará uma das vagas na Copa Petrobras Sorriso Campeão.
Que ninguém se desespere, também. Além das duas vagas na Copa Petrobras Sorriso Campeão, há uma terceira em disputa, esta reservada ao vencedor da prova Graduados da Copa São Paulo Light de Kart, que será realizada no mesmo dia, no mesmo local. Mas vale lembrar: para classificação, os pilotos precisam ter entre 14 e 20 anos de idade.