Apesar das atenções dos aficionados por automobilismo estarem voltadas para o autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde foi disputada no último domingo a etapa final do mundial de Fórmula 1, outra importante competição estava acontecendo, há vários quilômetros dali, na cidade de Viamão – RS, no Kartódromo de Tarumã.
Vários pilotos com idades entre 15 e 21 anos desembarcaram na cidade gaúcha em busca das duas últimas vagas classificatórias para a final da Seletiva de Kart Petrobras 2007. O piloto paulista Paulo Grassi (FMR/ Sagüi Competições), que este ano participou das competições da categoria Novatos, foi um dos únicos pilotos estreantes a brigarem por uma das vagas.
Apesar da inexperiência diante de concorrentes como Leonardo Cordeiro, Guilherme De Conto, Rafael Suzuki, Felipe Polehtto entre outros, Grassi mostrou seu potencial e, desde os treinos livres da sexta-feira, andou entre os primeiros colocados e chegou, inclusive, a liderar as duas primeiras sessões.
Na primeira bateria, após ter conquistado a quarta posição na tomada de tempos, Grassi esteve durante todo o tempo na disputa pelas primeiras posições, mas, ao final, terminou apenas na sexta posição.
Contudo, na prova final, o representante de FMR / Sagüi Competições partiu para cima dos adversários e não tomou conhecimento da grande experiência dos concorrentes. Superou De Conto, Polehtto e, durante toda a prova ficou na disputa pela terceira posição com Cordeiro e Vitor Teiji. Ao final, o piloto terminou pela quinta colocação. Suzuki venceu a prova e levou uma das vagas e Alberto Catucci chegou em segundo, ficando com a outra vaga.
“Fiquei muito satisfeito com minha atuação. Estava na pista disputando posições com pilotos muito experientes que acumulam vários títulos no kartismo nacional, sem contar a experiência em fórmula e carros de turismo. Posso dizer que aprendi bastante nesta prova e a quinta posição não reflete o quanto pude assimilar aqui no sul”, explicou o piloto de 16 anos.