Neste sábado (17) o piloto brasiliense Pedro Cardoso (Omnicom| Sabiá Racing | RBC | MMKT Sports Marketing) conquistou no Kartódromo de Recife, em Pernambuco, a vaga para disputar pela primeira vez em sua carreira a final da Seletiva de Kart Petrobras. A premiação, que em 2013 chega à sua 15ª edição, terá neste ano a distribuição de mais de R$ 120 mil para o seu campeão.
Pedrinho foi à Recife para tentar uma vaga que seria, de certa forma, um marco em sua carreira. Isso porque a Seletiva Petrobras é destinada a pilotos com idades de 14 a 18 anos e, por ser ainda da categoria Júnior, o piloto teve neste ano a sua primeira oportunidade para tentar a sua classificação para o evento.
A programação do final de semana começou ainda na quinta-feira, com os treinos livres. Sem nunca ter tido contato com o traçado, o piloto, que neste ano tem conquistado grande sucesso nas competições em São Paulo, mostrou todo o seu potencial e conseguiu se destacar perante adversários bem mais experientes que ele.
Todas as atividades oficiais foram disputadas na manhã de sábado. Cardoso conseguiu um bom tempo no aquecimento, mas pouco antes da tomada de tempos começou a chover. A equipe Sabiá Racing, com toda a experiência do preparador Cláudio Dantas "Sabiá", orientou o piloto a melhor forma de proceder com a pista começando a molhar, mas ainda com os pneus slick. Cardoso conseguiu seguir à risca o combinado e, com isso, marcou a pole-position.
A largada para a prova foi autorizada logo em seguida. A chuva já havia parado, mas a pista ainda permanecia molhada, o que obrigou os concorrentes a saírem para a prova com pneus de chuva. Pedro, partindo da primeira posição, conseguiu uma excelente largada e nas três primeiras voltas, ainda com pneus frios, imprimiu um ritmo impressionante que lhe deu a oportunidade de abrir dos concorrentes. A pista não demorou muito para secar, mas Pedro já havia conseguido abrir uma boa vantagem para os demais e, com isso, conseguiu seguir sem ser ameaçado até a bandeirada final.
"Estou muito feliz. Desde que comecei a correr eu ouço falar da Seletiva Petrobras. Antes o evento era só para pilotos Graduados, mas, com a abertura para pilotos com 14 anos, tive a chance de buscar esta vaga. Agradeço muito à experiência e orientação do Sabiá que na tomada de tempos me disse exatamente o que fazer para conseguir a pole. Na corrida, com a pista secando rapidamente, eu acelerei muito no começo e depois ficou ruim para todo mundo, mas eu estava na frente e já tinha aberto o suficiente para vencer. Quero lutar por este prêmio, mas, principalmente, para ter a conquista da Seletiva em meu currículo", comentou o piloto de 14 anos.