publicidade
31/08/2005 14:47

Piloto reclama do resultado na Seletiva do Maranhão. Leia a versão do piloto e dos Comissários Desportivos

Fonte: Kart Gaúcho


O piloto Raffael Blanco, através de seu pai, José Carlos Blanco, enviou ao Kart Gaúcho um e-mail, em que reclama do resultado final da prova classificatória para a final da Seletiva Petrobras, realizada no Maranhão, em Imperatriz, no último final de semana.

Como um site aberto às necessidades e reclamações dos pilotos, publicamos o e-mail, ressalvando que esta é a versão de um dos pilotos envolvidos. Para não fazer injustiças, o Kart Gaúcho buscou ouvir a versão dos Comissários Desportivos, aqueles que indeferiram o protesto do piloto Raffael Blanco.

Segue abaixo, portanto, a reclamação do piloto Raffael Blanco e logo a seguir, a versão dos Comissários Desportivos:

RAFFAEL BLANCO

"A fim de esclarecer alguns fatos ocorridos na Seletiva Petrobras de Kart, realizada no último final de semana na cidade de Imperatriz (MA) narro abaixo como foi o final da segunda bateria que gerou o protesto por parte do piloto Raffael Blanco. Esta bateria decidia a vaga entre os pilotos Raffael Blanco e Suzuki. Quem chegasse em 2º lugar na bateria seria o classificado, pois o vencedor Felipe Guimarães não concorria à vaga por não ter idade mínima necessária e nem ser piloto Graduado.

- Durante quase toda a segunda bateria o piloto Felipe Guimarães escapou em 1º lugar, deixando para trás a disputa que realmente interessava que era a vaga para a final da Seletiva, entre Suzuki e Raffael Blanco;

- Suzuki andou sempre em 2º lugar com Raffael Blanco em 3º, numa disputa que parecia monótona, pois Suzuki na parte de alta abria uma diferença de 3 metros, mas que era facilmente recuperada na parte de baixa pelo piloto Raffael Blanco;

- Até aí a disputa estava limpa, sendo que por duas vezes o Raffael colocou seu kart ao lado do de Suzuki, mas sem se tocarem numa disputa exemplar;

- Ao se aproximar o final da prova o Binho Carcasci, que atuava como diretor de prova sinalizou aos pilotos que faltavam três (TRES) voltas para o final: 1º Felipe Guimarães, 2º Suzuki, 3º Raffael Blanco;

- Na volta seguinte o diretor de prova sinaliza aos pilotos que faltavam 2 (DUAS) voltas e os pilotos passam nas seguintes posições: 1º Felipe Guimarães, 2º Suzuki, 3º Raffael Blanco
Então na penúltima curva o piloto Raffael Blanco dá o bote para cima de Suzuki e toma a 2ª posição, numa ultrapassagem incontestável, sem encostar no kart do piloto Suzuki;

- Ao passarem pela linha de chegada o diretor de prova sinaliza aos pilotos que entraram na volta final, e os mesmos passam nas seguintes posições: 1º Felipe Guimarães, 2º Raffael Blanco, 3º Suzuki;

- Nesta volta final o piloto Suzuki não consegue se aproximar do piloto Raffael Blanco e os mesmos passam pela linha de chegada nas seguintes posições: 1º Felipe Guimarães, 2º Raffael Blanco, 3º Suzuki;

- Nesse momento vem a 1º surpresa, o piloto Felipe Guimarães passa na linha de chegada comemorando sua vitória, mas a bandeira quadriculada não foi agitada, apesar de já se encontrar na mão do diretor de prova e ao invés disso o diretor (Binho) sinaliza mais uma vez que eles estavam entrando na última volta;

- Desta vez Suzuki não consegue se aproximar do Raffael Blanco na parte de alta, onde durante todas as voltas anteriores ele conseguia abrir uma diferença de aproximadamente 3 metros. Então ao chegarem à penúltima curva, o piloto Suzuki, apesar da distância que se encontrava, ele simplesmente não freia seu kart e vem acertar propositalmente a roda traseira do kart de Raffael fazendo com o que o mesmo fosse parar na grama, e cruzassem a linha de chegada na seguinte ordem: 1º Felipe Guimarães, 2º Suzuki, 3º Raffael Blanco. Como resultado da batida o kart do piloto Raffael Blanco ficou com o eixo traseiro empenado, pois a batida acertou a roda traseira esquerda e nenhum arranhão ou amassado na carenagem lateral;

- Ao questionarmos o diretor de prova o mesmo assumiu que agiu errado ao não ter dado a bandeirada na volta anterior, conforme sinalização passadas aos pilotos que estavam na pista e que fizeram suas estratégias de corrida baseados nessas informações. Pediu desculpa, mas que não tinha como consertar o erro.

- Então na condição de Chefe de Equipe e pai do piloto Raffael Blanco eu entrei imediatamente com um recurso junto à direção de prova questionando o resultado já que houve uma atitude anti-desportiva por parte do piloto Rafael Suzuki e que trouxe benefício direto ao piloto infrator, pois a ordem de chegada foi invertida graças a essa manobra;

- Apesar de ser opinião unânime do público presente aos box's de que o piloto Suzuki deveria sofrer uma punição, inclusive de seus patrocinadores, a direção de prova julgou a reclamação improcedente. Usando meus direitos legais contestei a decisão dos comissários e vamos tentar resolver essa questão nos órgãos competentes, ou seja, Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBA;

- Entrei com recurso contra a atitude anti-desportiva do piloto Suzuki que conforme o Código Desportivo do Automobilismo, Capítulo VIII, Seção I, Artigo 48, parágrafo III diz que “Todo procedimento fraudulento ou manobra desleal que venha a prejudicar o caráter esportivo das competições, ou os interesses do esporte automobilístico” são consideradas infrações e passíveis de punição;

- Mas como a vaga estava reservada para o piloto Rafael Suzuki, o recurso foi julgado como improcedente;

- Só restou ao piloto Raffael Blanco protestar no podium, exibindo seus troféus de 3º colocado e de Pole Position de cabeça para baixo".

COMISSÁRIOS DESPORTIVOS (SÍLVIO MAIA)

“Em um primeiro momento, no instante exato do incidente, assistindo ao vivo, até pareceu a todos que a atitude do piloto Rafael Suzuki havia sido anti-desportiva. Porém, quando chegaram até nós Comissários, trazidas pelo piloto que protestava, as imagens do incidente, que vimos e revimos, tivemos a nítida impressão de que havia sido uma disputa realmente mais vigorosa, mas ainda dentro das normas da desportividade.

 

Rafael Suzuki aproveitou-se de uma brecha que o piloto Raffael Blanco deixou e colocou seu kart do lado deste. Os pilotos se tocaram lado a lado e Suzuki usou de toda sua experiência que ganhou disputando provas do Europeu e Mundial. Não entendemos como atitude anti-desportiva e por esta razão indeferimos o protesto de Raffael Blanco.

Quanto a sinalização errada na hora da bandeirada, houve uma má informação da cronometragem ao Diretor de Provas, que teve ainda a oportunidade de sanar este erro. Ele foi informado de que faltavam duas voltas, quando na verdade faltavam três. A cronometragem percebeu o erro e avisou ao Diretor de Prova. Uma prova acaba apenas quando são percorridas tantas voltas quanto as que estão previstas e por esta razão, para não terminar a prova com uma volta a menos, o Diretor de Prova deu aos pilotos mais uma volta“.

  • 31/08/2005 17:09 Erno Drehmer - Kart Gaúcho

    Eu realmente fico impressionado com a radicalidade das pessoas. Quando algo não dá certo, logo botam a boca no trombone e atiram pra todo o lado, não importando em que pegue. Meu caro Valêncio. Há anos a Seletiva Petrobras presta um enorme serviço ao kartismo e automobilismo brasileiros, ajudando na carreira de diversos pilotos. Não é porque um piloto, que penso ser de seu relacionamento, não se classificou (talvez até em uma decisão errada, não estou julgando isto) que a Petrobras está fazendo safadeza e sacanagem. Pelo contrário, a Petrobras é merecedora de todos os elogios, ela não está acabando com o kartismo, ela está ajudando os pilotos a prosseguirem com suas carreiras. Sr. Valêncio, pode favor, lembre da Fiat: reveja seus conceitos.
    Erno Drehmer - Site Kart Gaúcho

  • 31/08/2005 20:33 Dos Baians Racing

    Por ironia do destino o kart de suzuki veio junto com o equipamento do blanco p/brasilia. Sendo que o parachoque dianteiro (suzuki) está destruido, assim como o eixo do Blanco. Será que o piloto que corre o camp.europeu e mundial passou lado à lado?
    Obrigado ao kart gaúcho pela oportunidade de desabafo.
    Rafael Baiano.

  • 01/09/2005 08:34 Ricardo

    Lendo a decalaração do piloto (Blanco) e dos outros envolvidos, entendo que a responsabilidade total pela confusão é do diretor de prova. Meu amigo os pilotos não podem contar as voltas que ja deram, precisam se concentrar 100% em cada volta pois 1 segundo de distração é o suficiente para cometer um erro e perder a posição. Se a cronometragem passou errado o numero de voltas que faltavam. O diretor de prova deveria ter ignorado e mantido a informação das placas passadas aos pilotos. Imagina so, vc esta na pressão um prova inteira(Blanco), qdo consegue ultrapassar conta os metros para terminar a prova e se prepara psicologicamente para se desligar no momento da bandeirada. E essa bandeirada não vem?? Aí meu amigo, na minha opinião, acabou a prova, pois até o piloto assimilar o por q não foi dado a bandeira ele ja esta na grama.

  • 02/09/2005 13:12 Erno Drehmer - Kart Gaúcho

    Senhores. Este espaço é para que hajam opiniões ponderadas, o que não está acontecendo com relação a este fato e com relação ao piloto Rafael Suzuki, o Diretor de Prova e os Comissários Desportivos. Existem até opiniões de pessoas que não se identificam e outras de pessoas que eu sei que não estavam lá e julgaram a disputa entre os dois pilotos. Como pode isso? Se não viu, como pode dizer que um ou outro piloto foi anti-desportivo e julgar uma decisão de um Comissário Desportivo? Quem esteve lá e viu, pode dizer que a atitude do Rafael Suzuki e dos Comissários foi certa ou errada. Só porque um Comissário assume a função de um juiz do jogo de futebol, ele já começa seu trabalho como ladrão? Isto é ruim, vocês estão botando todos no mesmo saco e pronto. O KART GAÚCHO, por esta razão, está tirando do ar todas as manifestações neste sentido, esperando que os senhores mudem seu conceito na hora de colocar suas opiniões futuras. Ou não ponham. Abraços a todos. Erno Drehmer (Site Kart Gaúcho).

  • 02/09/2005 13:30 Dos Baians Racing

    Peço a todos que deixe sim seus protestos.Mas por favor moderem deixe com que o orgão competente cuide do acantecido. obrigado pela compriensão de todos.
    Rafael Baiano.(mecânico do blanco)

  • 02/09/2005 15:11 José Carlos Blanco Landeira

    Sr. Erno Drehmer:
    Não conheço a pessoa que expessou seu descontamento contra a PETROBRAS e lembro que essa opinião logo foi repudiada pelos demais usuários desse espaço.
    Agora daí a você proibir a livre opinião das pessoas, presentes ou não no dia do fato, é atentar contra a liberdade de expressão, é para a geração que conhece a expressão "um retorno aos porões da ditadura". Espero que você reveja seus conceito e libere o espaço para os coméntários que cada um achar conveniente.
    Se fossemos ouvir somente os presentes na hora do acidente, para esclarecer um crime, teríamos que ouvir somente o assassino, pois o morto por razões óbvias já estaria calado e em muitos casos não existe mais testemunhas.
    Blanco

  • 02/09/2005 15:15 José Carlos Blanco Landeira

    Retorno de opinião retirada do ar indevidamente pelo Sr. Erno Drehmer.
    Obrigado por publicar na íntegra minha reclamação e ter ouvido o Sr. Sílvio Maia (Comissário Desportivo), que através de sua versão só vem a corroborar a tese de que a vaga estava reservada para o piloto Rafael Suzuki, por participar de Camp. Europeu e Mundial. Logicamente se ele ganhasse a vaga de uma forma correta seria um nome de peso para valorizar o final da Seletiva Petrobras de Kart.
    O Sr. Sílvio diz em seu depoimento que os Kart's bateram lado a lado, mas conseguiram essa façanha sem ralar e nem marcar um adesivo da carenagem lateral, sem amassar um plástico, uma ferragem. Somente um piloto com muita experiência, que disputa o Camp. Europeu e Mundial de Kart pode ser capaz de tal feito. Infelizmente não teve como evitar de deixar suas pegadas na roda traseira que resultou num eixo empenado.
    Felizmente as imagens estão gravadas para que outras pessoas sem tendências possam analisá-las.
    Obrigado
    José Carlos Blanco Ladeira
    (61) 9962-7204

  • 02/09/2005 15:20 Erno Drehmer

    Sr. José Carlos.
    Estaríamos nos tempos dos "porões da ditadura" se o site não tivesse aberto o espaço que o senhor necessitou para fazer sua reclamação.
    O que não aceitamos - e talvez não tenha sido bem explicado - é que as pessoas não se identifiquem, e nestes julgamentos sem estarem presentes e sem se identificarem, ofendam as pessoas sem nem ao menos conhecê-las. É muito fácil esconder-se atrás de um pseudônimo e acusar e ofender pessoas.
    Aceito a opinião de cada um que queira expressá-la, mas de forma educada, que é o que espera de pessoas que atuam neste meio.
    Peço-lhes desculpas pelo engano de ter tirado sua opinião do ar, já que é o pai do piloto e certamente estava presente, tendo absolutamente todo o direito de se expressar.
    Abraços e sempre à disposição
    Erno Drehmer

  • 06/05/2007 21:14 Eric Durao

    Meu amigo, olha só, se uma pessoa tem a possibilidade de ganhar a corrida que ganhe, mas se nao tem, deixa pra lá e segue como pode! agora empurrar o cara pra ultrapassar numa jogada extremamente suja, aí é brincadeira, devia sim ser punido, pois acho que se fosse o filho de qualquer um que tivesse correndo, ia sim querer tomar providencias, mas infelizmente até a justiça no automobilismo falha e só porque o cara é riquinho e compete na europa aí ameniza pro lado deles!!
    Isso é INJUSTIÇA