A menos de dez dias de mais uma etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras 2015 já é grande a expectativa em São Luís, no Maranhão, para a realização do torneio dentro do 2º Campeonato Norte Brasileiro. A disputa acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, para os pilotos da categoria Graduados (com idades entre 15 e 18 anos) no kartódromo João Sallen, em São Luís, no Maranhão.
Com três paulistas, um carioca, um gaúcho e um goiano já classificados, os pilotos do Norte e Nordeste querem usar a vantagem de correr em casa para mostrar a força do kartismo na região e garantir um lugar na disputa da final.
Um dos favoritos é o maranhense José Rezende Neto, de 18 anos, que tentará participar de uma final da Seletiva de Kart Petrobras pela terceira vez. "A expectativa é grande, pois no ano passado bati na trave, mas vou tentar novamente com todas as minhas forças, principalmente, correndo em casa, o que é um privilégio ainda maior", declarou o piloto, que este ano iniciou sua carreira no automobilismo.
"Estou disputando o Campeonato Paraense de Marcas e Pilotos, mas fiz uma prova de kart no open do Norte Brasileiro, que serviu como preparativo para a Seletiva. Larguei em quarto, a apenas 0s057 do pole e terminei em terceiro", destacou o piloto.
Outro kartista da região que espera ficar com uma das três vagas em disputa é o sergipano Gabriel Cabral, de 16 anos. O piloto corre atualmente o campeonato de kart do seu estado e no final de 2014 foi o quarto colocado na Copa das Confederações no Rio de Janeiro na categoria F4 Graduados.
"Vai ser a primeira vez que vou tentar uma vaga na Seletiva de Kart Petrobras e estou bastante ansioso. Não conheço a pista de São Luís, mas já olhei alguns vídeos na internet e estou feliz com esta oportunidade de disputar a vaga na região nordeste. É muito importante para os pilotos daqui terem essa chance, sem precisar ir para o Sul", comentou Cabral.
Há 17 anos, a Seletiva de Kart Petrobras vem apoiando os principais campeonatos de kart do país e oferecendo a oportunidade de pilotos de diversas regiões participarem de suas etapas classificatórias ao longo do ano. O torneio, patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, distribui a maior premiação da modalidade no país e já passou por 16 estados e 32 cidades desde a sua criação em 1999.
Em São Luís, serão mais três finalistas, que se juntarão aos seis já classificados: o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana, os paulistas Gaetano di Mauro, Murilo Della Coletta e Luiz Matheus, e o goiano Luiz Branquinho. Na final, marcada para novembro, serão 12 kartistas na briga pelo maior prêmio do kartismo nacional e a participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.
A Copa Norte terá a realização de duas baterias no sábado (29), com 15 voltas cada. O grid da primeira será definido após a tomada de tempos, que acontecerá na sexta-feira (28). Para a largada da segunda bateria, valerá a posição de chegada na corrida 1, mas com os cinco primeiros invertidos no grid. A disputa na pista de 1.000 metros será em sentido horário.
Confira a programação para a Copa Norte (categoria Graduados):
Quinta-feira, dia 27
14h30 às 15h00 - 1º Treino Livre
16h30 às 17h15 - 2º Treino Livre
Sexta-feira, dia 28
14h30 às 15h00 - 3º Treino Livre
16h00 às 16h30 - Warm up
17h00 às 17h10 - Tomada de Tempos
Sábado, dia 29
14h00 às 14h30 - 1º Bateria
15h30 às 16h00 - 2ª Bateria