O pneu que os pilotos utilizarão na primeira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras, marcada para sábado (7), no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, é diferente de todos aqueles que eles já se acostumaram a encontrar nos demais campeonatos: o composto de tarja branca, fornecido pela MG, preparado todos os anos exclusivamente para a decisão do prêmio, que neste ano será de R$ 100 mil. Assim, criou-se uma oportunidade única para que os competidores possam experimentar os pneus que só voltarão a usar caso passem para a final.
Mas não será uma experiência muito longa. Para criar um desafio extra, os promotores da prova, que leva o nome de Copa Petrobras Sorriso Campeão, permitem apenas o uso de dois jogos de pneus na semana da corrida. Um para treinos livres, outro para classificação e corrida. Uma medida que exige bastante conhecimento técnico dos pilotos, que precisam acertar o kart com apenas um jogo de pneus. Talvez seja até apostando na experiência que alguns nomes já conhecidos da Seletiva de Kart Petrobras confirmaram presença após a abertura das inscrições, nesta quarta-feira (5).
Um deles foi Leonardo Cordeiro, que busca o tricampeonato na Copa Petrobras Sorriso Campeão, depois de garantir a conquista em 2005 e 2006. Ele é também o atual campeão da Seletiva de Kart Petrobras. Outro destaque da última final, Nicolas Costa, que ficou com o vice-campeonato, é mais um que aparece na lista, assim como o goiano Gabriel Navarrete. A programação oficial começa com os treinos livres de sexta-feira (6). Serão duas sessões. Uma pela manhã, entre 10h40 e 11h20, e outra à tarde, entre 12h45 e 13h15.
No sábado (7), será realizado mais um treino, das 10h00 às 10h10, a tomada de tempo, das 12h00 às 12h05, e a corrida com 30 voltas, às 14h45. O treino classificatório será dividido em duas partes. A primeira, com todos os pilotos. A segunda, reservada aos três mais rápidos da sessão anterior, numa disputa particular pela pole position. Os dois primeiros colocados da corrida passam para a decisão da Seletiva de Kart Petrobras. Há ainda uma terceira vaga, reservada para o vencedor da categoria Sprinter A na primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, marcada para o mesmo dia e local.
Podem concorrer os pilotos que tenham entre 14 e 20 anos de idade. Os interessados podem fazer a inscrição em duas partes. Primeiro, preenchendo o formulário disponível no Auto Posto Hungria (Rua Hungria, 326, Pinheiros). Depois, completando a inscrição no Interlagos Motor Clube. O valor é de R$ 500 e parte dele é revertido ao Projeto Sorriso Campeão – que oferece um ano de tratamento odontológico básico gratuito aos dois mecânicos indicados pelo piloto participante no ato da inscrição. O programa inclui ainda as esposas e filhos de até 12 anos dos mecânicos.