Aos 17 anos, o carioca Olin Galli ganhou nesta quarta-feira (30) o direito de realizar um teste no exterior ao vencer a Seletiva de Kart Petrobras. O evento contou com 12 dos melhores pilotos do país, selecionados em eliminatórias ao longo da temporada e, além do prêmio fornecido pela petrolífera, o campeão também foi laureado com um teste nos Estados Unidos com o carro de F-2000 da equipe HP-Tech.
A iniciativa do teste partiu de uma parceria entre a XYZ Live e o time, com o objetivo de revelar novos talentos e fornecer um caminho alternativo ao tradicional, uma vez que a F-2000 corre nos principais circuitos dos EUA e conta com mais de 30 carros no grid de largada a cada prova. Em um acordo com a organização da Seletiva de Kart Petrobras, a decisão do evento serviu como uma forma justa de encontrar um bom representante, uma vez que reuniu a nata do kartismo brasileiro.
Galli, que já havia provado um monoposto da Fórmula 3 Sul-americana, encara esta chance na HP-Tech como a principal oportunidade de sua carreira. "O que vai me ajudar na carreira, certamente, será esta oportunidade, pois caso eu vá bem e gostem do meu trabalho, posso seguir neste caminho. Esta é minha chance e tentarei fazer um ótimo treino para chamar a atenção", destaca Olin, que junta a vitória da Seletiva de Kart Petrobras ao seu tricampeonato brasileiro e carioca, ao tetra paulista e ao título sul-americano que possui em seu currículo.
"Foram muitos anos de trabalho e graças a Deus deu certo", celebrou o piloto em meio às lágrimas. “É um campeonato muito difícil, pois todos os karts são iguais e o desempenho é nivelado. Vence quem tem mais cabeça e for o melhor", relata Galli, que enfrentou Matheus Leist, Pietro Rimbano, Vinicius Papareli, Pedro Cardoso e Bruno Bertoncello na grande final. Todos de olho no monoposto da HP-Tech.
"Esta iniciativa de poder testar um monoposto foi muito boa para mim, por exemplo, que deixarei o kartismo no fim do ano. Agora é conseguir me adaptar bem nesse teste e tentar alguma coisa lá fora", resume. Por fim, Galli chamou a atenção não só por sua velocidade: o macacão com o qual competiu tinha o desenho de um terno - uma ideia do fabricante aprovada pelo piloto. "No teste dos Estados Unidos irei de smoking!", completa.
A data e o local do teste de Olin Galli serão definidos em breve pela XYZ e pela HP-Tech.