O automobilismo brasileiro perde, todos os anos, dezenas de pilotos talentosos que não conseguem dar o passo mais importante de suas carreiras. A falta de patrocínio impede a maioria deles de deixar o kart. Ali mesmo, naquele que deveria ser o início de grandes trajetórias, terminam os sonhos.
Para tentar amenizar o problema e ajudar os pilotos que mais se destacam na modalidade surgiu a Seletiva de Kart Petrobras (criada em 1999). Neste ano, doze pilotos da Graduados A disputarão um total de R$ 77 mil na decisão do evento, em dezembro, na cidade de Brasília (DF). Outros seis estarão brigando por um cheque de R$ 18 mil na Graduados B. A lista está quase completa. Faltam apenas dois finalistas (um em cada categoria), que serão conhecidos neste sábado (26), na décima etapa do Campeonato Paulista de Kart, na pista de Aldeia da Serra (SP).
Quem ainda não tem lugar assegurado na decisão, terá a última chance neste fim de semana. É a oportunidade de estar entre os melhores kartistas do Brasil, brigando pelo prêmio em igualdade de condições, que deve movimentar as corridas da categorias Graduados A e B. Na primeira, sobram favoritos. Eduardo Leite, vice-líder do campeonato, é o principal deles. Outros nomes como Dennis Dirani, Pedro Nunes e Felipe Polehtto, pole position do campeonato brasileiro, também aparecem na lista. Já os pilotos João Gonçalves, um dos representantes do Brasil no Mundial de Kart, e o brasiliense Christian Sarkis disputarão a corrida especialmente para tentar garantir um lugar na decisão. Na Graduados B a briga é ainda mais apertada. Guilherme Camilo, Nathan Silva, Adriano Buzaid, Gabriel Tojal e Rodolpho Santos.
A final da Seletiva de Kart Petrobras será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no kartódromo do Guará, no Distrito Federal. Os nomes confirmados na Graduados A são Guilherme de Conto, Mario Romancini, Claudio Cantelli, Caio Zanani, Sérgio Jimenez, Clemente Faria Jr., Vinícius Quadros, Fernando Cevallos, Rafael Suzuki, Lucas Rodrigues e Lucas Finger. Pela categoria Graduados B, os cinco finalistas são Leonardo Cordeiro, Fabiano Machado, Douglas Hiar, Tales Dias e Gabriel Dias. Esta é a sétima edição da Seletiva de Kart Petrobras, que já formou quatro campeões. Todos eles estrearam no automobilismo logo depois da conquista do prêmio. O primeiro foi Danilo Dirani (1999), seguido por Júlio Campos (2000), Sérgio Jimenez (2001) e Rafael Daniel (2002, 2003 e 2004).