No próximo domingo (16), em Imperatriz (MA), a lista de classificados para a final da Seletiva de Kart Petrobras ganhará novos integrantes. A etapa Norte/Nordeste oferece duas vagas na decisão do evento, que será disputada entre catorze pilotos, em novembro, na cidade de Piracicaba (SP), oferecendo um prêmio de R$ 100 mil ao campeão. A possibilidade de integrar este grupo atrai não só os pilotos da região, mas também uma legião de representantes do Sudeste, em busca dos poucos lugares que restam.
Se a relação de inscritos já era interessante desde a semana passada, ganhou força nos últimos dias, com a confirmação de Rafael Suzuki. O piloto paulista, que já esteve por quatro vezes na final da Seletiva de Kart Petrobras, vai ao Maranhão exclusivamente para brigar pela vaga. Pelo próprio histórico, pinta como favorito. Ao lado dele, estarão outros competidores de fora do eixo Norte/Nordeste que chegam a Imperatriz com o mesmo objetivo. São eles Alain Sisdeli, Henrique Martins, Francisco Weiller e Paulo Grassi.
Nomes que, apesar da fama, não chegam a assustar os representantes locais. Principalmente o garoto Marcelo Medeiros, que se acostumou a participar da etapa maranhense desde os primeiros anos no kart, mesmo não tendo a idade necessária para se classificar. Neste período enfrentou (e superou) muita gente forte. Agora, tem a chance de participar pela primeira vez da Seletiva de Kart Petrobras. Outro maranhense bem cotado para o fim de semana é Felipe Policarto.
O evento terá um formato diferente do que foi visto nos últimos anos. Geralmente a etapa Norte/Nordeste era decidida por pontos após duas corridas. Agora, a organização optou por manter as duas provas, mas apenas o resultado da última será válido para classificação. Ou seja, primeiro e segundo colocados da bateria final, independente do resultado da primeira, fica com a vaga. O regulamento prevê motores sorteados. Será a estréia dos propulsores Fireball na Seletiva de Kart Petrobras.
A programação terá três treinos livres no sábado (15), com trinta minutos cada. Um diferencial importante é que os pilotos poderão treinar já com os motores que vão utilizar nas corridas. No domingo, haverá a tomada de tempo e duas provas. Dos catorze lugares na final da Seletiva de Kart Petrobras, oito já foram preenchidas. Os pilotos confirmados na decisão do evento são Dennis Dirani, João Paulo Gelain, André Rosário, Cesar Ramos, Felipe Guimarães, Gabriel Dias, Douglas Hiar e Alexandre Ruiz.