O Kartódromo João Sallem, em São Luis, no Maranhão, receberá no próximo fim de semana, dias 21 e 22, a quinta etapa da Seletiva de Kart Petrobras 2012. O evento, que integra a programação da 6ª etapa do Campeonato Maranhense, é um dos mais esperados de toda a temporada da Seletiva, já que costuma atrair pilotos de vários estados da região Nordeste do país e, também, kartistas oriundos das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
A etapa maranhense integra o calendário da Seletiva de Kart Petrobras há dez anos, sendo que as cidade de São Luis e Imperatriz se revezam neste período como sede da competição. "Como o objetivo principal da Seletiva de Kart Petrobras é incentivar e fomentar o kartismo de Norte a Sul do país, incluímos há dez anos a etapa do Maranhão no calendário e temos sempre muito orgulho de correr por lá", disse Binho Carcasci, promotor da Seletiva. "Seja em Imperatriz ou em São Luis, a Seletiva é sempre muito bem recebida no Maranhão. Temos muito apoio da mídia local e, principalmente, dos pilotos", acrescentou.
Em 2011 a etapa maranhense da Seletiva de Kart Petrobras foi realizada em Imperatriz e classificou para a fase final daquele ano os pilotos Felipe Fraga, do Tocantins, e Gustavo Lima, de Brasília. Nesta temporada ambos disputam campeonatos de Fórmula Renault na Europa. A última edição da Seletiva realizada no Kartódromo João Sallem, em 2010, teve como vencedor o carioca Nicolas Costa, que posteriormente sagrou-se campeão da Fórmula Futuro e, atualmente, é o líder da Fórmula Abarth na Itália.
Nicolas, no entanto, não ficou com a vaga em razão de uma desclassificação por irregularidade técnica e cedeu seu lugar na final para Jean Aguiar, de São Paulo. O segundo classificado naquele ano foi o brasiliense Ítalo Leão, que já garantiu vaga para a final de 2012 na etapa de Minas Gerais e não disputará a corrida do próximo fim de semana no Maranhão.
Regulamento local - O regulamento da etapa de São Luis deste ano respeitará, como de costume, as especificações do Campeonato Maranhense. Isso significa que algumas das características de motores, carburadores e pneus serão diferentes das adotadas nas etapas já disputadas pela Seletiva de Kart Petrobras em 2012 - ocorridas nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Esta mudança é responsável, na opinião do promotor do evento, por uma das características mais positivas da Seletiva de Kart Petrobras.
"Criamos o campeonato para que um grande número de pilotos com idade entre 14 e 18 anos possa participar da fase de classificação e, consequentemente, da disputa final pelo prêmio", disse Binho Carcasci. "E procuramos, com isso, respeitar as regionalidades do kartismo brasileiro. Ao integrarmos um evento local, valorizamos e respeitamos o seu regulamento, de modo a aumentar as chances de classificação de pilotos oriundos das mais diferentes regiões do país", acrescentou o promotor.
O regulamento técnico da etapa será baseado no formato utilizado no Brasileiro para os motores. Os pilotos inscritos deverão usar carburadores nacionais à gasolina, com diâmetro máximo de 28mm. O peso será de 160 kg e a coroa, de 75 dentes com pinhão de 10. Os pneus serão MG de tarja vermelha fornecidos pela organização.
Serão disputadas duas baterias de 15 voltas e apenas um treino de classificação. O grid de largada da segunda prova será formado a partir do resultado da primeira, com inversão das seis primeiras posições.