O segundo evento da fase de classificação para a final da Seletiva de Kart Petrobras 2012 será realizada no próximo dia 21 de abril no Kartódromo RBC Racing, localizado no município de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Depois de conhecer os três primeiros finalistas durante a Copa Petrobras Sorriso Campeão, realizada em São Paulo, a competição chega a Minas Gerais para a definição do quarto candidato ao prêmio de R$ 117 mil oferecido pela petrolífera brasileira ao campeão.
No kartódromo de Vespasiano estará em jogo uma vaga para os competidores da Sprinter, classe que reúne pilotos das categorias Graduados, Novatos e Júnior. Dessa lista, todos os que tiverem idade entre 14 e 18 anos - como determina o regulamento da Seletiva de Kart Petrobras - podem se classificar e se juntar a Gabriel Casagrande (Paraná), Ariel Varella (Espírito Santo) e Renato Júnior (Rio de Janeiro) como finalistas.
Fica com a vaga no dia 21 de abril o piloto que acumular mais pontos na soma das duas corridas previstas para a etapa. De acordo com o regulamento do Campeonato Mineiro, cada vitória vale 11 pontos, o segundo colocado marca nove, o terceiro, oito, e assim sucessivamente até o 10º colocado.
"Minas Gerais é um estado com grande tradição no automobilismo e, claro, no kartismo brasileiro. Por isso escolhemos o estado como a primeira parada da Seletiva de Kart Petrobras depois da abertura em São Paulo. Ao passarmos pelos polos do kartismo de cada região, ampliamos a possibilidade de pilotos locais entrarem na disputa pelo prêmio e isso democratiza a disputa pelo prêmio na fase final", comenta o promotor da Seletiva de Kart Petrobras, Binho Carcasci.
A excursão do evento da Petrobras pelo Brasil movimenta as competições regionais e também apresenta novos nomes do esporte. Em 2011, a etapa mineira da Seletiva - também disputada no RBC Racing - apresentou ao país o potencial de um jovem talento, Lucas Nogueira, que surpreendeu não só ao ganhar a vaga, mas também por terminar sua primeira final em quarto lugar.
"O Lucas foi uma grande revelação da Seletiva Petrobras no ano passado, e fez uma ótima apresentação em sua estreia na final. Ele tem uma história de dedicação ao kartismo que vai ao encontro de nossa proposta para este evento, que é ajudar jovens talentos a darem um passo adiante em suas carreiras no automobilismo", conta Binho Carcasci.
Com a previsão de aumento no grid da categoria Sprinter e a chegada de pilotos de outros estados por conta da disputa da vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras, os organizadores do Campeonato Mineiro fizeram uma mudança no regulamento da etapa visando o equilíbrio da disputa. Embora nessa competição cada jogo de pneu seja usado para duas etapas (quatro corridas), especialmente no próximo fim de semana todos os pilotos da Sprinter usarão jogos de pneus novos no início das duas baterias que compõem a competição.
A Seletiva de Kart Petrobras completa em 2012 sua 14ª temporada distribuindo um total e R$ 136 mil em prêmios. Desse montante, 117 mil serão oferecidos ao vencedor da grande final.