Válida pela 5ª etapa do Campeonato Pernambucano, a corrida que aconteceu no sábado, dia 17, selecionou o vencedor Pedro Cardoso, de Brasília, e o vice Nano Monteiro, de Pernambuco, para se unir ao grupo de 12 kartistas que irão disputar o prêmio de R$123 mil na grande final da Seletiva de Kart Petrobras, nos dias 29 e 30 de outubro, no Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia (SP).
Nas imagens da prova, que aconteceu em pista seca e molhada, é possível conferir a disputa emocionante dos kartistas em busca das duas vagas que estavam em jogo nesta 4ª etapa classificatória.
Pedro largou na pole e abriu vantagem garantindo o sua presença na final. Largando em segundo, Nano concorreu lado a lado com os mineiros Sérgio Sette Câmara e Lucas Nogueira. Chegou a cair para quinto lugar, mas em uma corrida de recuperação, conseguiu cruzar a linha de chegada na sua posição inicial e ganhou a outra vaga.
No ano de comemoração de 15 anos de realização do evento no Brasil, o grid de 12 finalistas da final da Seletiva já tem confirmados oito pilotos, representantes de seis estados diferentes (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco).
Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)
Paulo Victor (MG)
Pedro Cardoso (DF)
Nano Monteiro (PE)
Próximas etapas da Seletiva de Kart Petrobras 2013:
5ª etapa - 28 de setembro - Imperatriz / MA
6ª etapa - 13 de outubro - Penha / SC
FINAL: 29 e 30 de outubro - Kartódromo Internacional da Granja Viana - Cotia / SP
Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos.
Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.
Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.
Assista ao vídeo: