Depois de passar duas vezes por São Paulo e uma por Minas Gerais, a 14ª Seletiva de Kart Petrobras chega a Pernambuco para realizar sua quarta bateria classificatória. Durante os dias 18 e 19 de agosto, pilotos de todo o País, com idades entre 14 e 18 anos, estarão reunidos no Kartódromo do Tamboril, em Paulista, na região metropolitana do Recife, em busca de duas das seis últimas vagas para a decisão do evento, que acontece no final do ano. Na ocasião, os 12 classificados irão disputar o prêmio recorde de 117 mil reais. O segundo lugar leva oito mil, enquanto o terceiro fica com 3,5 mil.
Esta é a segunda vez consecutiva que o Estado recebe uma classificatória da competição. A fórmula de disputa é a mesma do ano passado. Como mais de 20 competidores são esperados pela organização, no dia 18 acontecem as provas eliminatórias, passando para a última bateria, no dia 19, apenas os 12 melhor classificados. Apenas os dois primeiros colocados da etapa pernambucana carimbam o passaporte para a grande final.
Nesta edição, no entanto, uma mudança no regulamento promete deixar as disputas ainda mais acirradas. É que competidores que já conquistaram o título de campeão geral da Seletiva não podem voltar a participar da competição. As alterações foram bem recebidas pelos pernambucanos que, inclusive, perderam uma das duas vagas oferecidas no Estado, em 2011, para o campeão geral de 2009, o paranaense John Louis – a outra ficou com o piloto local Victor Fazekas.
Apesar de estar um pouco afastado das pistas, Fazekas vai tentar uma nova classificação este ano. Nano Monteiro, Dênis Campos, Daniel Saleme e Kathleen Gonçalves serão os demais nomes de Pernambuco na prova. Além de competirem entre si, os kartistas ainda terão de superar pilotos como o paranaense André Pedralli, campeão brasileiro e campeão paulista, e o potiguar Joílton Pavlak, bicampeão brasileiro da modalidade.
As inscrições para a quarta etapa classificatória da Seletiva de kart Petrobras já estão abertas e devem ser feitas até às 9h do dia 18 de agosto, no www.kartodromotamboril.com.br. Para encontrar a ficha de inscrição, basta clicar na seção Calendário, na data da quinta etapa do Campeonato Pernambucano. O piloto deve ficar atento também na hora de preencher a categoria, que deve ser a Graduados. A taxa custa 300 reais e só precisa ser paga no dia do evento.
Campeonato Pernambucano – As baterias da quinta etapa do Campeonato Pernambucano, envolvendo oito categorias – Mirim, Cadete, Júnior, F-4, Sênior, Graduados, Shifter e Novatos – também estão marcadas para o dia 19 de agosto, no Kartódromo do Tamboril, em Paulista. A única modificação em relação às corridas anteriores do evento é que o grid da Graduados vai comportar os pilotos classificados para a última bateria da quarta classificatória da Seletiva de Kart Petrobras.