Com temperatura acima de 40°, a Seletiva de Kart Petrobras conheceu neste sábado e domingo (29 e 30), em Teresina (PI), os últimos três finalistas da 18ª edição do evento, uma das principais iniciativas de apoio ao kartismo nacional. Os paulistas Victor Schoma e Luiz Filipe Matheus e o brasiliense João Victor Zanetti foram os classificados dentro da Copa Norte.
Os três se juntam agora aos mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, aos gaúchos Pedro Goulart, Arthur Leist e Bruno Bertoncello, aos paulistas Marcel Coletta e Gabriel Sereia e ao brasiliense Lucas Okada para disputar nos dias 29 e 30 de novembro a grande final da Seletiva de Kart Petrobras, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).
Com 15 anos recém-completados, Schoma foi o primeiro a garantir sua vaga em Teresina. Ele foi o quarto na bateria de sábado, após largar em sétimo, e pelos critérios da Seletiva (ter entre 15 e 18 anos e nunca ter sido campeão do evento) carimbou seu passaporte para a final.
'Larguei da sétima colocação, porque tive alguns problemas na classificação, mas larguei bem e ganhei posições. Os primeiros não estavam na briga pela vaga da Seletiva, então fiz minha corrida focado e cumpri a missão de já garantir a primeira vaga. Estou bem feliz e com uma boa expectativa para a final, porque eu conheço bastante o Kartódromo Granja Viana e espero lutar para estar entre os três melhores', destacou Schoma, que este ano venceu o Norte-Brasileiro no Pará na categoria Júnior e foi terceiro na Graduados.
A segunda vaga ficou com Zanetti, que largou na pole e venceu a primeira bateria do domingo. 'Tentei a vaga este ano na Copa do Brasil e não consegui, então vim para cá com este objetivo. Estava bem quente, mas como sou de Brasília estou mais acostumado ao calor e não atrapalhou tanto. Gostei da pista e da experiência de ter corrido aqui', comentou o piloto de 16 anos.
'Comecei a correr aos 8 anos, fui terceiro no Brasileiro na Mirim na época, fui campeão brasiliense, mas tive de parar por três anos e voltei a competir no ano passado. Fui quinto na Copa do Brasil e no Sul-americano este ano e estou feliz por ter conquistado a vaga para a final da Seletiva. Já estudei como funciona a final e, embora eu não corra na Granja desde a época que era Cadete, vou me preparar para tentar o prêmio, que é uma boa chance para eu buscar a transição para o fórmula', completou o brasiliense.
Entre os três classificados, Luiz Matheus será o único 'veterano', já que no ano passado ele foi finalista da Seletiva e terminou na nona posição. O piloto de 17 anos, natural de Monte Mor, no interior de São Paulo, comentou sobre o forte calor na disputa. Ele conquistou a vaga pelo número de pontos somados nas baterias.
'Com o calor, estava bem difícil para andar e acertar o equipamento. A disputa entre os três pilotos que ficaram com as vagas foi muito grande, andamos bem próximos. É a primeira vez que corri aqui e vim especialmente para tentar a vaga. Com certeza, já ter disputado a final no ano passado é uma vantagem, tira aquela pressão de ser a primeira vez e também já sei como funciona, o que é preciso fazer para evoluir bem na disputa', afirmou.
Binho Carcasci, idealizar e organizador da Seletiva de Kart Petrobras nestas 18 edições do evento, ressaltou a satisfação de poder realizar o evento numa nova pista. Teresina foi a 34ª cidade a receber a Seletiva desde o início das disputas em 1999. 'Estou muito feliz por estar em um lugar novo e orgulhoso de saber que a Seletiva de Kart Petrobras contribui para o crescimento do kartismo regional e isso ficou claro aqui em Teresina. Agora já temos os nossos 12 finalistas e tenho certeza de que será mais uma final emocionante e especial', finalizou Carcasci.
Os finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
Os resultados em Teresina da categoria Sprinter (Top-10):
1ª Bateria
1. #13 Luiz Keiji, 13 voltas
2. #92 Roberto Filho
3. #450 Marcos Regadas
4. #107 Victor Schoma
5. #47 Bruno Martins
6. #69 Gilberto Martins
7. #447 João Victor Zanetti
8. #7 Luiz Filipe Matheus
9. #98 João Victor
10. #18 Filipe Marinho
2ª Bateria
1. #447 João Victor Zanetti, 14 voltas
2. #69 Gilberto Martins
3. #47 Bruno Martins
4. #13 Luiz Keiji
5. #6 Flavio Carminat
6. #18 Filipe Marinho
7. #98 João Victor
8. #4 Marcelo Mota
9. #11 Francisco Carlos
10. #5 Sipauba