Os organizadores da Seletiva de Kart Petrobras e a XYZ Sports - braço de marketing esportivo da empresa de entretenimento XYZ Live - firmaram uma parceria para comemorar os 15 anos da Seletiva de Kart com uma premiação inédita e especial.
O campeão da edição 2013 da Seletiva - que terá sua final na próxima semana, nos dias 29 e 30, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP) -, além da premiação de 123 mil reais, ganhará um teste na equipe HP Tech Motorsports na F2000, categoria de base do automobilismo norte-americano. Caso o campeão não tenha 15 anos, o teste será agendado após a data do seu aniversário, já que esta é a idade mínima permitida pela categoria.
A iniciativa também é mais uma prova do compromisso da Petrobras com o automobilismo brasileiro, sempre em busca de alternativas para apoiar o esporte a motor nacional.
Já conhecida por oferecer a maior premiação do kartismo no país, visando ajudar jovens talentos do esporte a seguir carreira no automobilismo, a Seletiva soma mais uma quantia importante ao seu montante de prêmios em 2013. O valor do teste nos Estados Unidos corresponde a aproximadamente 25 mil reais. Já as despesas da viagem (transporte, hospedagem e alimentação) ficam a cargo do piloto premiado.
"Gostaria de agradecer à XYZ Sports pela parceria, que vai viabilizar um prêmio exclusivo para esta edição da Seletiva. Quando fizemos 10 anos, criamos uma premiação especial para aquele evento, onde daríamos 10 mil reais se o campeão chegasse ao título de forma invicta, o que acabou não acontecendo e fizemos a doação para o Instituto Barrichello-Kanaan. Agora, para comemorar os 15 anos, teremos o teste nos Estados Unidos, que será um motivo a mais para os pilotos buscarem o título de 2013", comentou Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras.
Ao todo, 12 pilotos foram selecionados para a final da Seletiva ao longo do ano em competições realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão e Santa Catarina, e farão a final, mesclando duas gerações muito fortes e vencedoras nas categorias Graduados e Júnior do kartismo atual. São eles os paulistas Vitor Baptista, Vinícius Papareli e Pietro Rimbano, os gaúchos Bruno Bertoncello e Matheus Leist, os cariocas Renato Júnior e Olin Galli, o mineiro Paulo Victor, o brasiliense Pedro Cardoso, o pernambucano Nano Monteiro, o goiano Joaquim Junqueira e o tocantinense Marcos Vieira.
Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.